A cerimónia integra o programa comemorativo que assinala os 86 anos da elevação de Portimão à categoria de cidade, cujo despacho foi assinado a 11 de dezembro de 1924, pelo então Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes.
Cavaco Silva presidirá durante a tarde de sábado, à sessão solene no Teatro Municipal, na qual o historiador Fernando Rosas fará uma intervenção sobre Manuel Teixiera Gomes, e entregará as medalhas alusivas às comemorações dos 150 anos do estadista e escritor, natural de Portimão.
O Presidente da República visitará também o Museu Municipal, distinguido este ano com o “Prémio Conselho da Europa”.
Segundo a Câmara de Portimão, o dia da cidade ficará ainda marcado pelo lançamento da primeira pedra do novo edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, e pela inauguração da unidade de saúde privada de cuidados integrados Al-Vita, pela ministra da Saúde.
O feriado municipal começa com o hastear das bandeiras na Praça 1.º de Maio, junto ao edifício dos Paços do Concelho, seguido de uma romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes.
A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, presidirá, às 10:30, à cerimónia do lançamento da primeira pedra do edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que servirá quatro concelhos.
Com um investimento previsto de 6,7 milhões de euros, o edifício englobará diversas salas de formação teórica e prática, gabinetes técnicos, mediateca e um campo coberto de jogos, prevendo-se a sua conclusão para janeiro de 2012.
Ainda durante a manhã de sábado, haverá ainda uma sessão solene nos Paços do Concelho, durante a qual serão distinguidos funcionários e entidades municipais.
Ao início da tarde (13:15), a ministra da Saúde, Ana Jorge inaugurará a unidade privada de cuidados continuados integrados Al-Vita, cujo funcionamento está previsto para janeiro de 2011.
Com capacidade para 74 camas, a nova unidade de saúde dispõe de várias valências, entre as quais, convalescença, média duração e reabilitação.
As comemorações do dia da cidade Portimão encerram à noite com um baile popular, no Pavilhão Arena.
Lusa