Pub

Pearce de Azevedo era neto de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.
Pearce de Azevedo era neto de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.

O primeiro presidente do Turismo do Algarve, José Pearce de Azevedo, morreu na segunda-feira no Hospital de Portimão, onde se encontrava internado, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal local.

José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo, de 83 anos, foi o primeiro presidente da Comissão Regional de Turismo do Algarve, cargo que desempenhou entre 1970 e 1974.

Durante cerca de 35 anos esteve à frente da Junta Autónoma dos Portos de Barlavento, cargo que acumulou com o de cônsul honorário britânico no Algarve.

Nascido a 20 de março de 1930 na Praia da Rocha, em Portimão, José Pearce de Azevedo era neto de Manuel Teixeira Gomes, o primeiro diplomata português enviado ao Reino Unido depois da queda da monarquia na revolução de 05 de outubro de 1910 e que viria a ser o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa (1923/1925).

José Pearce de Azevedo formou-se em Ciências Económicas e Financeiras pela Universidade de Lisboa, prosseguindo depois os estudos em Londres, na área da Economia e das Finanças.

As exéquias realizaram-se ontem à tarde, na igreja do Colégio, em Portimão.

Pub