Breves
Inicio | Igreja | Principais celebrações do Jubileu da Misericórdia no Algarve já estão definidas

Principais celebrações do Jubileu da Misericórdia no Algarve já estão definidas

Logo_ano_misericordia
Logótipo do Jubileu da Misericórdia

Para a celebração do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, a Igreja algarvia já determinou as grandes celebrações e principais iniciativas que serão realizadas de 8 de dezembro deste ano a 20 de novembro de 2016.

Assim, segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, após a abertura da porta santa em Roma realizada pelo papa Francisco a 8 de dezembro deste ano, a Igreja algarvia fará no dia 13 daquele mês a abertura da porta santa da Sé de Faro, umas das cinco igrejas jubilares no Algarve, na missa presidida pelas 18h pelo bispo do Algarve.

No dia 19 de dezembro será realizada, pelas 19h, a abertura da porta santa na Sé de Silves e no dia 20 na igreja matriz de Portimão, pelas 11.30h, e na igreja de Santa Maria de Tavira, pelas 17h.

No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, em Loulé, a abertura da porta santa será feita no dia 1 de janeiro de 2016 na missa presidida pelas 15h pelo bispo do Algarve.

Para além das aberturas das portas santas, no dia 9 de janeiro será realizada a Jornada de Pastoral sobre a misericórdia (incluindo as dimensões bíblica, litúrgica e sóciocaritativa), no dia 24 desse mês realizar-se-á o Jubileu dos Diáconos, no dia 30 o Jubileu dos Catequistas, no qual será celebrado o Dia Diocesano do Catequista, e no dia 31 o Jubileu dos Consagrados.

Em fevereiro realizar-se-á, no primeiro domingo da Quaresma (dia 14), o Jubileu das Pessoas com deficiência e no dia 27 o Jubileu do Corpo Nacional de Escutas, no qual será celebrado o Dia de Baden-Powell, o fundador mundial do escutismo.

Em março, nos dias 4 e 5 será realizada a iniciativa “24 horas para o Senhor” em todas as paróquias algarvias e no dia 19 realizar-se-á o Jubileu dos Crismados/Jovens, integrado na Jornada Diocesana da Juventude.

No mês de abril, no dia 10, realizar-se-á em Loulé a celebração da Mãe da Misericórdia, integrada na festa grande da Mãe Soberana, no dia 23 terá lugar em Portimão o Jubileu da Catequese para as paróquias do barlavento algarvio e no dia 30, em Tavira, para as paróquias do sotavento algarvio.

Em maio realizar-se-á, no dia 14, o Jubileu dos Movimentos e, no dia 21, o Jubileu das Famílias integrado numa jornada diocesana.

Em junho, o Jubileu dos Presbíteros será realizado no dia 6 e o Jubileu das Instituições das Instituições Sóciocaritativas no dia 18.

As celebrações jubilares terminarão no Algarve com o encerramento do Ano Santo no dia 20 de novembro.

Verifique também

Lausperene da Igreja algarvia concluiu-se com apelo a que se prossiga naquela iniciativa

A Igreja Católica algarvia concluiu na passada sexta-feira a cadeia de oração permanente ao Santíssimo …