Breves
Inicio | Igreja | Príncipe da Paz foi entregue a entidades aderentes à campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ (com fotos)

Príncipe da Paz foi entregue a entidades aderentes à campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ (com fotos)

A iniciativa tem como objetivo a proclamação dos valores da paz, da justiça e da solidariedade e, consequentemente, a partilha generosa com os mais pobres e os excluídos da sociedade com particular premência num distrito que aparece recorrentemente com o maior número de desempregados do país.

O presidente da Caritas Diocesana do Algarve explicou o sentido daquele gesto realizado, ontem à noite, no final da Eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria que teve lugar na Sé Catedral de Faro. “O gesto pela paz, assinalamo-lo com a entrega do Príncipe da Paz”, afirmou Carlos Oliveira.

Para além do Bispo do Algarve, que procedeu à sua bênção e entrega no final da Eucaristia, e que também recebe no Paço Episcopal o Príncipe da Paz, receberam ainda a imagem as paróquias de Boliqueime, Budens, Cacela, Cachopo, Castro Marim, Estoi, Luz de Lagos, Quarteira, São Luís, São Pedro e Sé de Faro e Silves, assim como a Casa Santa Isabel, o Centro Infantil da Caritas O Despertar e o Seminário de São José de Faro.

A campanha da Caritas Diocesana do Algarve, em comunhão com a Caritas Portuguesa, volta a ajudar no combate à crise. Das receitas conseguidas com a venda de velas e fotofóros (respetivamente pelo valor de 1 e 2,50 euros), 65% reverterão para o Fundo Social da Diocese do Algarve para apoio aos desempregados algarvios vítimas da crise e os restantes 35% serão canalizados para um programa de ajuda alimentar para o povo da Somália.

O presidente da Caritas algarvia e membro da equipa de gestão do Fundo Diocesano Social, lembrou que o mesmo “já atribuiu cerca de 55 mil euros e está sem verbas”.

A manifestação pública pela paz ocorre este ano no dia 17 de dezembro, em Silves, e a Caritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela da sua casa.

A página oficial da Caritas Portuguesa na rede social Facebook vai apresentar regularmente novidades sobre este projeto.

Campanha chega às novas tecnologias e a hipermercado

A campanha chega este ano às novas tecnologias, sob o mote ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’, englobando duas novas aplicações para IPhone e IPad, uma vela digital (1,60 euros), disponível na Apple Store.

Segundo a Agência Ecclesia, outra das novidades da campanha natalícia deste ano prende-se com o alargamento dos pontos de venda das velas convencionais. Para além de estarem disponíveis nas Caritas diocesanas, nas paróquias e escolas espalhadas pelo país, as velas vão estar disponíveis para compra nos espaços comerciais ‘Pingo Doce’.

Nuno Gomes e a Liga de Futebol Profissional apoiam a campanha

À semelhança dos anos anteriores, a campanha da Caritas conta com o apoio de diversas figuras representativas da sociedade, como a jornalista Fátima Campos Ferreira, o apresentador Jorge Gabriel, o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e o futebolista Nuno Gomes que dá a cara no vídeo promocional da campanha.

“É para mim um enorme orgulho poder participar e ajudar com a minha imagem na divulgação desta campanha. Espero que os portugueses possam aderir. Estamos, é certo, a viver tempos de crise mas a compra de uma vela é um gesto simbólico para mostrarmos que estamos solidários com as pessoas que precisam”, afirmou o dianteiro do Sporting de Braga na sessão de apresentação no Instituto São João de Deus, em Lisboa.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional também se associou à iniciativa e, no início dos jogos dois principais campeonatos do futebol, agendados para o dia 18 de dezembro, as equipas de arbitragem vão vestir uma camisola alusiva à campanha e, nos finais das partidas televisionadas, nas entrevistas rápidas, os jogadores também irão associar-se à campanha envergando t-shirts com o mesmo objetivo.

Redação com Ecclesia

Verifique também

Algarve acolhe segunda “Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé

O Algarve está a acolher, desde o passado dia 30 de agosto, a segunda “Pequena …