Inicio | Sociedade | Projeto de missionários algarvios para construção de Centro de Moagem em Moçambique foi concluído

Projeto de missionários algarvios para construção de Centro de Moagem em Moçambique foi concluído

Moageira_boluka_kua_zuaO projeto da construção do Centro de Moagem, pensado em 2010 por três algarvios, para o Centro Nutricional Maria da Paixão, no Bairro da Manga, na cidade da Beira (Moçambique), foi um sonho que se concretizou.

“Temos a indicação de que já está a funcionar”, explicou ao Folha do Domingo, Sofia Gonçalves, membro do projeto de cooperação e desenvolvimento Boluka Kua Zua dinamizador da iniciativa.

Aquele projeto, que visou a construção de um edifício que permitisse às famílias moçambicanas o acesso à farinha a um baixo custo, custou cerca de 20 mil euros e contou também com maquinaria doada por uma organização.

O montante necessário foi conseguido graças a donativos de organizações, grupos e particulares, de Portugal, Espanha e da Austrália, mas também com recurso à venda de postais e marcadores de livro ilustrados com fotografias que os missionários algarvios fizeram durante a missão em 2010, entre outras iniciativas. Daniela Luz, uma das missionárias que impulsionou o projeto e que viveu durante alguns anos na Austrália, promoveu naquele país uma festa com a comunidade madeirense ali presente cujo valor angariado reverteu para a moageira. “A associação espanhola Mãos Unidas [Manos Unidas] também se juntou a nós e dou uma boa percentagem dos fundos de que precisávamos”, explicou Sofia Gonçalves, referindo-se àquela associação da Igreja Católica em Espanha para ajuda, promoção e desenvolvimento dos países do chamado terceiro mundo.

Verifique também

Bispo do Algarve fará três visitas pastorais a oito paróquias em 2019/2020

O bispo do Algarve realizará três visitas pastorais a oito paróquias neste ano de 2019/2020. …