Pub

"Sul Azul" é a primeira edição discográfica com a etiqueta da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM), e "tem como finalidade principal a divulgação e promoção da região através da música", contou à Lusa Carlos Norton, mentor do projeto e autor do poema "Azul", que serve de inspiração às nove bandas algarvias que integram o álbum.

"A gota de água ou alavanca" deu-se quando, em conversa com um expert em música portuguesa, questionado sobre o que conhecia de bandas algarvias, aquele apenas soube apontar "dois ou três exemplos", lamenta Carlos Norton, que espera contribuir para a afirmação da música feita "a sul da serra do Caldeirão", com este trabalho "cem por cento algarvio".

Sob o tema "uma região, um tema, uma celebração", o projeto celebra a região algarvia, através de um exercício musical inédito: nove bandas a cantarem o mesmo tema, de formas distintas.

Ao início eram centenas as formações musicais em apreciação, destas restaram nove, optando-se por uma "abordagem de diferentes géneros musicais", explica Carlos Norton, que para conferir "alguma coerência e um fio condutor ao álbum", eliminou os "extremos musicais."

No "Sul Azul" participam as bandas Camaleão Azul, Deep:Her, Esfinge, Marenostrum, Migna Mala, Nobre Ventura, Orblua, Santa Mouraria e Vá-de-Viró, com géneros musicais que vão da pop ao folk, passando pela world music, música de influência árabe e fado.

Esta sexta-feira e sábado, o Teatro Lethes, em Faro, acolhe os dois concertos de pré-lançamento do álbum, que vai estar disponível para download gratuito na internet, antecipando a data oficial de 17 de outubro.

"Esta é também uma oportunidade de as pessoas poderem adquirir o CD físico, que é oferecido na compra do bilhete para os espetáculos, e cuja edição é limitada e não vai estar à venda", alerta Carlos Norton.

O projeto vai ainda marcar presença, no final de outubro, no Womex, em Copenhaga, Dinamarca, a maior feira mundial de world music, e teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Associação de Municípios do Algarve, das Câmaras Municipais de Faro, Loulé, Portimão, Tavira e de Olhão e do Teatro Municipal de Faro.

Lusa
Pub