O protótipo, denominado Sistema Robótico Inteligente de Transporte (IRPS), tem capacidade de mobilidade autónoma e inclui um sistema de mapeamento baseado em detecção laser e modelação a três dimensões do espaço circundante.

O robot foi desenvolvido para se movimentar em zonas interiores com grande densidade de pessoas, como os aeroportos, tendo um vasto leque de aplicações, diz a empresa que gere os aeroportos portugueses em comunicado.

Além de permitir transportar pessoas com mobilidade reduzida, o protótipo poderá ser usado para a vigilância do perímetro aeroportuário, movimentação de carga, peças de manutenção ou matérias perigosas.

O projecto tem como parceiros em Portugal a ANA e a Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade de Coimbra e ainda parceiros internacionais sedeados em Toulouse (França), Telavive (Israel), Londres, Varsóvia e em Montreal (Canadá).

O protótipo foi apresentado hoje na zona de "check-in" do Aeroporto de Faro.