Breves
Inicio | Ambiente | PS alerta para necessidade urgente de requalificar a ribeira de Alcantarilha, em Silves

PS alerta para necessidade urgente de requalificar a ribeira de Alcantarilha, em Silves

Numa carta aberta dirigida à ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Território, Assunção Cristas, os socialistas apelaram a uma "intervenção urgente do Governo para evitar danos ambientais irreversíveis para as gerações futuras".

De acordo com os socialistas, a ribeira de Alcantarilha, "outrora uma pujante maternidade piscícola" que gerava anualmente milhares de juvenis, quase se transformou "num canal pestilento devido à insensatez dos homens e à incúria das autoridades".

"Em vez de revigorar de nutrientes e vida, transportava poluição, mortandade e miséria", destaca o PS no documento.

Os socialistas acrescentam que, apesar da maior atenção e intervenção das autoridades e do maior acompanhamento dos focos de poluição urbana, persistem "contaminações biológicas nas areias e águas da costa e as infestações sazonais de mosquitos ainda não estão controladas".

"É possível, necessário e desejável que num futuro muito próximo o percurso da ribeira e as suas margens, como as valas de drenagem e a sua extensão lagunar, retorne ao ecossistema natural", destaca o partido.

O PS defende que o projeto da Praia Grande, que evidencia a componente ambiental como uma mais-valia, deverá ser o ponto de confluência para que se faça a regeneração ambiental do Sapal de Pera, da ribeira de Alcantarilha e da sua Foz, "um processo exemplar de cooperação na reabilitação dos erros e assimetrias que a irresponsabilidade humana provocou".

Lusa

Verifique também

Enchimento de praias para travar erosão costeira custa milhões ao Estado

O enchimento das praias com sedimentos retirados de outros locais, para proteger a costa da …