Foto retirada do Facebook de João Madeira Pereira
Foto retirada do Facebook de João Madeira Pereira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) admitiu existirem “registos compatíveis” com a ocorrência de quatro tornados no Algarve e no Alentejo, na passada segunda-feira e na madrugada de terça-feira.

“De acordo com os relatos existentes e com as declarações da Autoridade Nacional de Proteção Civil e das corporações locais dos Bombeiros, há registos compatíveis com a ocorrência de quatro tornados”, refere, em comunicado, o IPMA.

O primeiro tornado ocorreu na cidade de Olhão às 19:45 de segunda-feira e pouco antes das 21:30 um outro ocorreu no concelho de Serpa, no distrito de Beja.

Os quatro casos estão a “ser documentado em detalhe pelo IPMA e vão ser analisados com base na observação meteorológica existente, devendo a informação ser disponibilizada assim que possível”, acrescenta no comunicado o Instituto.

O mau tempo registado durante segunda-feira e início da madrugada de terça-feira provocou inundações e queda de árvores nos distritos Beja, Évora, Faro.