Pub

Logo no início da celebração, o prelado clarificou o sentido da mesma. “Dizemos tomada de posse mas tudo na Igreja é caracterizado pela dimensão do serviço”, esclareceu, acrescentando que o novo prior terá a colaboração do seminarista finalista da Diocese do Algarve, Nuno Coelho, que já recebeu os ministérios de leitor e acólito. “Está à espera de ser ordenado diácono, o que eu espero que aconteça ainda antes do Natal”, anunciou D. Manuel Quintas.

Após a leitura da provisão da nomeação do novo pároco, da sua profissão de fé e juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, da assinatura do auto de posse, da entrega simbólica das chaves da igreja e da leitura do mesmo auto, o bispo do Algarve evidenciou que o pároco é “sinal de Cristo na comunidade cristã”.

D. Manuel Quintas sublinhou a “tripla dimensão do batismo” – litúrgica, profética e sóciocaritativa –, exortando os paroquianos a crescerem nela. “Gostaria que interiorizásseis a importância e a urgência de crescermos todos nesta tripla dimensão”, afirmou, lembrando aos presentes que o novo pároco precisa da “colaboração e participação”, “consciente e responsável” e do “contributo” de todos “para que Quelfes continue a crescer”.

Depois da homilia, realizou-se o renovamento das promessas sacerdotais do novo prior e a parte mais simbólica da Eucaristia de tomada de posse com a visita aos lugares mais significativos da igreja para o exercício do ministério do novo pároco: a pia batismal, o confessionário e o sacrário. O bispo diocesano convidou ainda o novo pároco a sentar-se na cadeira da presidência para que se lembre da sua missão de presidir àquela comunidade, servindo-a.

O padre Manuel Rodrigues, de 66 anos, que é também o novo pároco de Olhão, considerou aquela nova missão uma “exigência muito concreta na realização de uma pastoral concertada entre paróquias”. “Conto convosco também, como vós podeis contar comigo”, afirmou.

No final da celebração, D. Manuel Quintas pediu ainda aos cristãos que continuem “unidos na oração” pelas vocações.

Samuel Mendonça

Pub