Pub

Esta capela encontrava-se em profundo estado de degradação há já algum tempo, estando por isso fechada ao culto. Desde há muito que a população local juntamente com o Pároco da Paroquia de Giões , Pe Atalívio José Rito, alimentava o sonho da reconstrução e reabertura da Capela de S. Domingos.
Esse sonho concretizou-se no passado Domingo e foi perante algumas centenas de pessoas, vinda dos diferentes montes e das paróquias vizinhas, contando ainda com a presença das autoridades municipais e locais, que o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, procedeu a essa reabertura. A Missa foi celebrada na Igreja Paroquial, onde foi celebrado o Sacramento do Crisma. No fim dessa Eucaristia seguir-se uma procissão com a imagem de S. Domingos, que foi “restituída” à sua Capela, após muitas décadas de “presença” na Igreja Paroquial.
Esta obra só foi possível graças a varias entidades e pessoas como referiu o Pe Atalívio no seu discurso. Os financiamentos vieram da Junta de Freguesia Local, com 6.000 euros, do Município de Alcoutim com 20.000 euros e da sociedade civil, referida à então Comissão de Festas de Nª. Srª. Da Assunção dos anos 1988/1989/90, no valor de 13.364,41 euros. O referido sacerdote agradeceu ainda de forma especial ao Sr. Fernando Ramos Teixeira, que assumiu a condução da obra com a sua arte e gastos particulares, ao casal Sr. Francisco Nascimento e D. Irene Mateus que facultou o abastecimento de água e aos pintores José Mendes e Carlos Nascimento, que disponibilizaram dois dias de trabalho para a pintura da obra
Pub