Pub

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Rui Lourenço, explicou à Lusa que "este encontro se segue a outros já realizados entre as duas regiões no âmbito de Observatório de Saúde, estrutura que agrupa as duas regiões de saúde integrada no Programa de Cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha (2007-2013), sob o patrocínio da União Europeia".

"Estes encontros servem para profissionais de saúde das duas regiões tratarem assuntos pré-definidos, como a reabilitação cardíaca, e juntará peritos desta área da Andaluzia e do Algarve na Universidade Internacional da Andaluzia, em Huelva", acrescentou.

Rui Lourenço precisou que "os profissionais ficarão assim a perceber o que se faz em cada região em termos de reabilitação cardíaca", frisando, no entanto, que "a Adaluzia e o Algarve têm dimensões diferentes".

"Enquanto no Algarve trabalhamos com apenas um pólo que faz reabilitação cardíaca e serve toda a região, sedeado no Hospital de Faro, na Andaluzia há uma organização mais multipolar", disse o presidente da ARH Algarve, apontado os Hospitais Virgen del Rocío, em Sevilha, e Virgen de la Victória, em Málaga, como "unidades de ponta nesta área".

Rui Lourenço afirmou ainda que no Algarve "já houve encontros realizados no âmbito do Observatório de Saúde em áreas temáticas como os cuidados paliativos" e "brevemente, em abril, haverá outro sobre o Rastreio do Cancro e, posteriormente, mais um sobre Saúde Ambiental".

O presidente da ARH espera ainda que no futuro "profissionais de ambas as regiões possam durante alguns dias trabalhar com colegas do outro lado da fronteira", numa aplicação mais prática deste intercâmbio.

O encontro de quinta feira contará com um painel dedicado à "reabilitação cardíaca no Algarve", que será moderado pelo coordenador regional das doenças cardiovasculares do Algarve e diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Faro, Veloso Gomes e no qual serão feitas várias apresentações relativas à reabilitação cardíaca no Algarve.

O painel dedicado à reabilitação cardíaca na Andaluzia será moderado pela subdiretora da diretoria de Programas de Desenvolvimento do Serviço Andaluz de Saúde, Maria Fernanda Raposo Tirano e contará com apresentações sobre os modelo de reabilitação Cardíaca na Andaluzia ou as Organizações da Reabilitação Cardíaca nos Hospitais Virgen del Rocío e Virgen de la Victória.

Lusa

Pub