Pub

Coordenada pelo grupo paroquial de jovens, a iniciativa, que contou com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, da governadora civil de Faro, Isilda Gomes, e da vereadora da Câmara Municipal de Faro, Alexandra Gonçalves, para além do pároco local, o cónego José Pedro Martins, motivou ainda a presença de uma multidão de pessoas, maioritariamente da paróquia mas também de fora, que encheu por completo a igreja.

Levado a cabo pelos diversos grupos da paróquia, incluindo a equipa sócio-caritativa, os ministros extraordinários da comunhão, o Agrupamento 1324 do Corpo Nacional de Escutas, o grupo de jovens, o grupo de adolescentes da catequese, o grupo de crianças da catequese e respectivos catequistas, os leitores, os três coros da paróquia, o coro infantil e o grupo de câmara paroquial, aos quais se juntou a colaboração dos seminaristas do Seminário de São José de Faro e a participação especial do Grupo de Santa Maria de Faro, o recital cantou todo o acontecimento do nascimento de Jesus, desde a sua preparação com o anúncio do anjo Gabriel da gravidez da prima Isabel de Nossa Senhora até ao nascimento de Cristo em Belém.

A introdução prévia feita pelo prior explicava que não se trataria de um teatro, mas de uma expressão bíblica. E assim foi. Expressão artística marcada por algumas grandes interpretações vocais. “Essa «Grande Luz» é aquela que já está no meio de nós, nos acompanha, nos ilumina e nos faz seus continuadores, iluminando esta nossa sociedade e este nosso mundo”, observava o cónego José Pedro Martins, acrescentando no encerramento da iniciativa que “o mundo de hoje continua a esperar a salvação”.

O pároco da Sé explicaria também o objectivo daquela acção. “Porque é inconsequente anunciar fora o que não se vive, aqui estivemos esta noite neste recital, representantes de todos os grupos paroquiais, de mãos dadas e em sintonia fraterna, certos de que só unidos estaremos em condições para dar um testemunho credível da nossa identidade cristã”, afirmou.

No final foi anunciado que a receita de donativos angariados com o recital será entregue à Casa de Santa Isabel, uma instituição da área da paróquia.

Samuel Mendonça

Clique na foto para ver o slideshow com mais fotos (optimizado para Firefox e Google Chrome)

Pub