Pub

Nesta reunião estiveram presentes todos os elementos que compõem o órgão directivo desta rede, presidido actualmente por Lluís Medir Huerta, do município de Palafrugell (Catalunha/Espanha). Esteve presente, ainda, o presidente da Assembleia-geral da Rede, Dionísio Simão Mendes, presidente da Câmara de Coruche.

Foram discutidos alguns dos assuntos mais prementes relacionados com o sector corticeiro, nomeadamente a abertura dos períodos de candidatura a projectos financiados, como o Interreg Sudoe, a Red Rural Nacional e o Projecto Redecor, tendo sido apresentado o relatório das actividades desenvolvidas pela organização durante o passado semestre e discutidas algumas ideias a implementar no futuro, nomeadamente algumas acções de divulgação/promoção de boas práticas, relacionadas com a recolha e reciclagem de rolhas de cortiça.

Foi, ainda, debatida a organização de um encontro de museus e centros de interpretação relacionados com o sector corticeiro. Nesse contexto, os participantes visitaram o Museu da Cortiça, situado na Fábrica do Inglês, em Silves, tendo manifestado unanimemente o desejo de que se possa encontrar uma solução para que este espaço museológico se mantenha aberto e em funcionamento e tendo ficado expressa em acta essa posição.

Isabel Soares, presidente da autarquia anfitriã, aproveitou a ocasião para lançar uma proposta a todos os membros da Retecork, para que se possa realizar, em Silves, um festival de gastronomia, que associe as tradições das regiões produtoras de cortiça e o vinho, promovendo as actividades tradicionais e dando a conhecer a identidade de cada um dos participantes.

A cortiça, no concelho de Silves, tem uma importância histórica determinante, já que foi a indústria mais dinâmica naquele município, no início do século XX, tendo sido este concelho o maior produtor de rolhas de cortiça do mundo. Actualmente, essa importância ainda é significativa, existindo uma Unidade Industrial da Corticeira Amorim a laborar na freguesia de Silves, núcleo esse que produz essencialmente materiais para isolamentos.

Pub