Inicio | DA | Religiosos no Algarve celebraram o Dia do Consagrado

Religiosos no Algarve celebraram o Dia do Consagrado

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Um grupo de 29 consagrados, incluindo o bispo do Algarve, também ele pertencente a uma congregação religiosa – Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) –, e os padres Domingos da Costa e Luís Ferreira do Amaral, ambos da Companhia de Jesus (jesuítas), reuniram-se ontem na Aldeia de São José de Alcalar, na freguesia da Mexilhoeira Grande, para celebrar o Dia do Consagrado.

As religiosas seguiram de autocarro com o bispo diocesano até Alcalar, tendo o encontro sido iniciado com a oração da manhã, após a qual D. Manuel Quintas apresentou uma reflexão sobre o tema “Em Cristo, chamados, consagrados e enviados no amor”.

O prelado baseou-se nas interpelações apresentadas pelo Papa Francisco no encontro de novembro passado com a União dos Superiores Gerais dos institutos religiosos da Igreja Católica, cujo resumo foi publicado no passado mês de janeiro na revista jesuíta ‘La Civiltà Cattolica’. “Foi a partir desse texto que achei bem orientar este encontro, pela atualidade dos temas que dizem respeito a todos os consagrados”, explicou D. Manuel Quintas ao Folha do Domingo.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Citando o pensamento de Francisco, o bispo do Algarve sublinhou que “os consagrados devem, sobretudo, falar pelo testemunho”. “Quanto mais o testemunho falar, mais desperta os outros para o seu estilo de vida, mais os interroga e interpela e pode também provocar neles a pergunta: se eles vivem deste modo, por que não eu?”, afirmou, lembrando que “os consagrados são aqueles que hoje têm a missão de despertar e acordar o mundo e ser uma referência da pessoa de Cristo que provoca, interpela e ilumina”.

D. Manuel Quintas lembra que o Papa diz que “se há algo a que os missionários não podem renunciar, é à sua dimensão profética de serem anunciadores da pessoa de Cristo que denunciam situações gritantes que vão contra a dignidade da pessoa humana e que não refletem a imagem de Deus que cada ser humano traz em si”. “Diz ele que isso é uma opção irrenunciável que deve estar presente em todas as dimensões do ser e do agir como consagrados, em todas as opções apostólicas”, sustentou.

Ao Folha do Domingo, a irmã Maria Glória Pinto, do Secretariado Regional do Algarve da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, que promoveu a jornada, explicou que o objetivo da iniciativa. “O objetivo é viver este dia em comunhão com a nossa Igreja diocesana e com a vida consagrada em geral que hoje assinala o seu dia e renova o seu compromisso de entrega”, afirmou.

Após o almoço, o padre Domingos da Costa, pároco da Mexilhoeira Grande e mentor daquele projeto que acolhe idosos e crianças, conduziu uma visita guiada de apresentação da Aldeia de São José de Alcalar e o dia terminou com a celebração da eucaristia, presidida por D. Manuel Quintas, na capela da aldeia, a qual ficou marcada pelo renovamento do compromisso dos consagrados, pela celebração de bodas de ouro de uma irmã e de bodas de prata de outras três consagradas e na qual foram lembrados três religiosos falecidos recentemente: um sacerdote claretiano, uma irmã do Instituto Secular das Cooperadoras da Família e um irmão franciscano.

As religiosas que celebram bodas de ouro (irmã à esquerda) e prata (restantes irmãs) da sua consagração © Samuel Mendonça
As religiosas que celebram bodas de ouro (irmã à esquerda) e prata (restantes irmãs) da sua consagração
© Samuel Mendonça

A Semana do Consagrado 2014, que teve início no passado dia 26 de janeiro e terminou ontem sob o tema ‘Transformados na alegria do Evangelho’, no Algarve foi assinalada logo no primeiro domingo com uma celebração eucarística na igreja da Imaculado Coração de Maria, presidida pelo padre Pedro Manuel, com a participação de 26 religiosas de Faro, estando representadas todas as congregações presentes na cidade. Também em Silves, a comunidade das religiosas presente na cidade assinalou a efeméride. Na passada quarta-feira realizou-se ainda na mesma igreja em Faro uma oração vocacional também presidida pelo mesmo sacerdote.

O Dia do Consagrado coincide com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, quando se evoca o momento em que Jesus, com poucos dias, foi simbolicamente oferecido a Deus no templo de Jerusalém, de acordo com as prescrições judaicas.

A Semana do Consagrado que decorre até 3 de fevereiro, é uma iniciativa do episcopado português, em parceria com a CIRP e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal.

Religiosos ou consagrados são os sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a).

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …