Pub

Assim, nessa localidade têm lugar diversas atividades comemorativas, que se iniciaram a 14 de janeiro e se estendem até dia 29. Especial destaque terá a procissão em honra de São Vicente, que ocorre no dia 22, pelas 14h30, havendo, ainda, a celebração de eucaristia na igreja matriz de Vila do Bispo.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, presidirá ainda, pelas 16h, à eucaristia desta solenidade na Sé de Faro, na qual ordenará três novos diáconos.

Recordamos que São Vicente, mártir, ou São Vicente de Saragoça, também conhecido por São Vicente de Fora (Lisboa), foi martirizado em Valência no início do século IV (crê-se que no ano de 304) durante as perseguições do Imperador romano Diocleciano contra os cristãos da Península Ibérica.

O seu cruel martírio até à morte foi devido, segundo a tradição, à sua recusa em oferecer sacrifícios aos deuses do panteão romano.

É orago da Diocese do Algarve e do Patriarcado de Lisboa, onde se guardam algumas das suas relíquias. Simbolicamente é representado por uma barca e um corvo, representação essa baseada na tradição de que em 1173 as suas relíquias foram conduzidas numa barca desde o Cabo de São Vicente, no Algarve, para Lisboa, a mando de D. Afonso Henriques e veladas durante todo o trajeto por dois corvos. Também aparece representado com palma (que simboliza o martírio) e evangeliário. É comemorado a 22 de janeiro pela Igreja Católica e a 11 de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Em Portugal é ainda o santo protetor e advogado das crianças.

Pub