Pub

Procissao_enterro_senhor_tavira_2016
Cartaz

Promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira decorrerá na próxima Sexta-feira Santa, 25 de março, a partir das 21h, a solene Procissão do Enterro do Senhor.

O cortejo contará com a participação do Grupo Coral de Tavira, para além da presença das habituais entidades oficiais.

Inicialmente a procissão saia do convento de São Francisco, em Tavira, mas, com a morte do provedor da Santa Casa da Misericórdia, Valentim Themóteo Mendonça e Veiga, em 1808, é doada uma herança à instituição com a condição desta organizar e realizar a procissão na Sexta-feira Santa.

Após a Implantação da República, em 1910, a Santa Casa da Misericórdia foi proibida de realizar cerimónias religiosas e a procissão passou então a ser promovida por um grupo de senhoras da cidade que pediram autorização para a realizar.

Quarenta anos depois, por iniciativa do pároco da época, a procissão passou a sair à tarde da igreja de Santa Maria.

Com a tomada de posse de uma nova mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tavira em 1985, a cargo do provedor José de Castro e Sousa, a igreja da Misericórdia é restaurada e retoma-se a tradição de realizar a Procissão do Enterro do Senhor, durante a noite, tradição essa que se mantém até aos dias de hoje.

Pub