Breves
Inicio | Igreja | Semana Missionária trouxe ‘Jovens Sem Fronteiras’ às paróquias de Boliqueime, Paderne e Ferreiras

Semana Missionária trouxe ‘Jovens Sem Fronteiras’ às paróquias de Boliqueime, Paderne e Ferreiras

Vinte elementos dos ‘Jovens Sem Fronteiras’ (JSF) participaram, de 3 a 13 de agosto deste ano, na Semana Missionária que teve lugar nas paróquias de Boliqueime, Paderne e Ferreiras.

Aquele movimento juvenil católico de cariz missionário ligado à Congregação do Espírito Santo (espiritanos), também conhecidos como Missionários do Espírito Santo, promove todos os anos atividades missionárias durante o verão em diversas dioceses de Portugal.

O grupo que veio ao Algarve, composto por jovens de todo o país, foi acompanhado pelo coordenador nacional dos JSF, o padre Miguel Ribeiro.

A semana, sob o tema “Movidos pela pérola preciosa, chamados a partir (Mt. 13,45-46)”, para além da participação e animação na celebração de eucaristias e de uma vigília de oração, incluiu visitas aos lares de idosos e infantários e ao domicílio dos idosos, visitas porta a porta à população, encontros e atividades com os jovens, os escuteiros, os membros da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), entre outros.

A semana terminou com a apresentação de uma peça de teatro.

“Ao longo da semana tive a oportunidade de crescer tanto ao nível da fé, não só com a ajuda dos restantes missionários, mas também com tantos percursos de vida que se cruzaram comigo”, conta um dos participantes.

“Esta foi a minha primeira experiência missionária nos JSF, tendo sido uma oportunidade excelente para crescer na missão e nos vários aspetos a ela relacionados, como o trabalho em grupo ou a preparação de atividades missionárias. O apoio domiciliário, no qual alguns dos grupos acompanhavam assistentes sociais nas visitas aos idosos, permitiu estabelecer um contacto diferente com a comunidade, devido aos diversos casos de solidão extrema que foi mitigada pelo menos naquele dia… Os sorrisos, mas também as lágrimas, foram marcas mais visíveis da nossa presença na comunidade”, acrescenta Pedro Henriques.

Fundados a 31 de janeiro de 1983 em Lisboa pelo padre Firmino Cachada, missionário espiritano, os JSF contam atualmente com cerca de 600 elementos a nível nacional. No Algarve existem dois grupos nas paróquias de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo, ao cuidado dos missionários espiritanos. No entanto, o primeiro grupo algarvio de JSF surgiu no início da década de 1990 na paróquia de São Pedro de Faro, tendo sido posteriormente desativado.

Verifique também

Bispo do Algarve visitou as paróquias da Conceição de Faro e de Pechão

O bispo do Algarve realizou de 8 a 15 deste mês a primeira visita pastoral …