Pub

A exortação, feita no contexto da Semana dos Seminários que em Portugal se vai assinalar de 7 a 14 de Novembro, através de uma missiva divulgada consideram que a aquela iniciativa nacional é uma “oportunidade para avivarmos o sentir de todos nós e das nossas comunidades, perante a necessidade da oração, discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que o Senhor quer chamar ao ministério ordenado”.

Os responsáveis pela instituição lembram que “os sacerdotes são a presença de Cristo Pastor na edificação da Igreja”. “Sem eles a missão de «ir por todo o mundo» carece de sustentabilidade apostólica”, advertem, acrescentando que “o nosso hoje, com as suas particularidades, por vezes tão difíceis, a exigir por isso, particulares respostas de anúncio e acção, desafia-nos a pedir ao Senhor da messe sacerdotes que continuem a visibilizar o rosto cativante de Cristo, que é de ontem, hoje e sempre”.

O documento, a que a FOLHA DO DOMINGO teve acesso, apela ainda a que se continue a “contribuir para que haja um particular despertar vocacional” nas comunidades e grupos e movimentos da Igreja algarvia, colaborando “em sintonia” com o Seminário diocesano.

Para que se alcance a consecução desse objectivo, a sua equipa formadora exorta concretamente à dinamização do Pré-seminário pelo “convite a rapazes adolescentes, a partir do 7º ano de escolaridade”, com sinais de particular doação à Igreja e amor à Eucaristia, para que façam uma experiência de discernimento vocacional adequada às suas idades”, através daquele serviço, a funcionar com encontros mensais em todas as vigararias.

Por outro lado, apela-se igualmente à constituição de equipas vocacionais em cada paróquia, formadas por leigos e consagrados “que, pelo seu testemunho comprometido na Igreja, desenvolvam iniciativas de oração, informação e sensibilização”, bem como ao “acompanhamento de potenciais vocacionados aos diversos estados da vida de serviço e compromisso na Igreja, em sintonia com o Secretariado Diocesano das Vocações e com o Pré-seminário e Seminário”.

Pede-se ainda que se reactive o grupo dos “Amigos do Seminário” no seio das equipas vocacionais paroquiais, “com a finalidade acrescida de estimular os fiéis no apoio à formação dos seminaristas, através de «Bolsas de Estudo», aos programas do Pré-seminário e à manutenção e conservação do edifício e necessidades do Seminário”.

A terminar, sensibiliza-se ainda para o Lausperene diocesano que decorrerá de 30 de Outubro a 12 de Novembro e para os ofertórios, cujos valores angariados revertem para a instituição, que se realizam nas Eucaristias de 2, 7 e 14 de Novembro.

Samuel Mendonça

Pub