Pub

Dos oito que frequentam o Seminário Menor, sete entraram este ano embora um deles – o Fábio Pedro, oriundo de Loulé – seja um reingresso, uma vez que já tinha frequentado a instituição ainda antes de completar a licenciatura em Educação Social. Destes sete novos seminaristas, quatro não são do Algarve, sendo oriundos das dioceses vizinhas de Beja e Évora e da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) para frequentar o ano propedêutico (preparatório para o ingresso no Curso de Teologia, após a conclusão do 12º ano) que funciona no Algarve, agora em regime interdiocesano para as três dioceses do sul do país.

Assim, o Bruno Barros é de Vila Nova de Gaia e oriundo da congregação redentorista, o Diogo Galveia é de Benavente e oriundo da Arquidiocese de Évora, o Luís Filipe Nunes é de Portel e oriundo da Diocese de Beja e o Tiago Carlos é de Elvas e oriundo também da Arquidiocese de Évora.

Os outros algarvios a frequentar o ano propedêutico, para além do Fábio Pedro, são o Anthony Ferreira, que também entrou este ano, licenciado em Engenharia Civil e a realizar mestrado na mesma área e o Paulo Figueiredo que já frequentava a instituição, ambos de Albufeira. O grupo dos seminaristas no Seminário Menor, em Faro, completa-se com o Samuel Camacho, oriundo daquela cidade, concretamente da paróquia de São Pedro, que também entrou este ano e que frequenta o 12º ano.

Também no Algarve, mas já a frequentar o chamado estágio pastoral estão ainda o Jesus Ejocha (na paróquia de Monchique) e o Nuno Coelho (nas paróquias de Olhão e Quelfes), que será ordenado diácono no próximo dia 8 de dezembro.

Para o primeiro ano do Curso de Teologia no Seminário Maior, em Évora, seguiu o António Almeida e o Humberto Nunes, aos quais se juntou o Jorge Miguel, oriundo de Monchique e licenciado em Ciências Físico Químicas que foi professor durante 10 anos e que entrou oficialmente este ano na instituição, embora tenha sido acompanhado no ano passado.

Estes juntaram-se ao Tiago Veríssimo (2º ano), ao Fernando Rafael Rocha (4º ano), ao José Chula (5º ano) e ao Nelson Rodrigues (6º ano) que completam o Curso de Teologia.

A equipa formadora do Seminário de São José é constituída pelo reitor, o cónego José Pedro Martins, pelo padre Pedro Manuel, prefeito e ecónomo, e pelo padre Luís Gonzaga Nunes, diretor espiritual.

Samuel Mendonça

SEMINÁRIO DIOCESANO
Ano letivo 2012/2013

 

Equipa formadora

 

Reitor
Pe. José
Pedro Martins

Diretor Espiritual
Pe. Luís Gonzaga  
Nunes

Prefeito e ecónomo
Pe. Pedro 
Manuel

 

Alunos no Seminário de Faro

 

12.º ano

Samuel 
Camacho 
S. Pedro de Faro 

  

 

Ano Propedêutico

Anthony 
Ferreira 
Albufeira

Bruno
Barros 
V. N. Gaia (Congr. Santíssimo Redentor) 

Diogo 
Galveia 
Benavente (Arquidiocese de Évora) 

Fábio 
Pedro
Loulé

Luís 
Nunes
Portel (Diocese de Beja)

Paulo
Figueiredo
Albufeira

Tiago 
Carlos
Elvas (Arquidiocese de Évora)

 

Alunos no Seminário Maior de Évora

 

1º ano

António
de Almeida
Tavira

Humberto
Nunes
Monchique

Jorge 
Miguel
Monchique

 

2º ano

Tiago
Veríssimo
Aljezur

 

4º ano

Fernando
Rocha
Quarteira

 

5º ano

José
Chula
Monchique

 

6.º ano

Nelson
Rodrigues
Conceição de Faro

 

Estágio Pastoral

Em Monchique: 
Jesus 
Ejocha
Guiné Equatorial

Em Olhão e Quelfes: 
Nuno
Coelho
Lagoa

Pub