Pub

Os automóveis movidos a energias alternativas, como o carro elétrico, estarão também em destaque na 3.ª edição do seminário, organizado pela Associação Nacional de Empresas de Parques de Estacionamento (ANEPE) e pela Associação Espanhola de Garagens e Estacionamentos (ASESGA).

Durante os três dias de seminário os participantes poderão conduzir o novo Citröen C–Zero, um carro movido a energia elétrica lançado recentemente a nível mundial e cujos primeiros exemplares deverão chegar ao mercado português ainda este ano.

Além de poderem experimentar o carro, que estará exposto junto ao hotel onde decorre o evento, serão também feitas demonstrações de como carregar os carros elétricos, explicou à Lusa Luísa Folque, da organização.

Segundo esta fonte, o seminário visa sobretudo debater o papel do estacionamento no planeamento das cidades, já que a organização dos carros que entram diariamente nas cidades “passa muito pela gestão dos estacionamentos”.

Também o presidente da ANEPE, António Cidade Moura, considera que é necessário resolver o problema do estacionamento e da circulação automóvel nos centros urbanos que coincidem, na sua maioria, com os locais históricos.

“Os centros urbanos tendem a desertificar porque não se conseguem criar condições para fixar as pessoas”, afirma, frisando que a conservação dos locais históricos “implica sempre problemas de estacionamento”.

Segundo disse aquele responsável à Lusa, outro dos problemas que estará em debate no seminário será o problema do estacionamento nas cidades turísticas, como Albufeira, cuja população é, durante o verão, seis vezes maior que o habitual.

Serão ainda abordadas as novas tecnologias de pagamento de lugares de estacionamento, que já evoluíram noutros países para sistemas que permitem pagar através de telemóvel ou cartão multibanco, como na Holanda.

António Cidade Moura aponta ainda o exemplo da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, onde o custo do estacionamento nos centros urbanos varia consoante a hora do dia, aumentando nas horas em que os lugares mais escasseiam.

O seminário arranca quarta-feira, com a receção aos participantes, mas só na quinta-feira se dá início ao programa, estando a cerimónia de abertura a cargo do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do embaixador de Espanha em Portugal.

O certame ibérico, que decorre no Hotel São Rafael, em Albufeira, encerra sexta-feira com uma palestra sobre o futuro do estacionamento e com as conclusões do evento.

Lusa

Pub