Pub

“Procuramos dar aos jovens meios operativos para responder a essas questões que o mundo oferece e às necessidades mais urgentes que hoje a nossa diocese e o nosso país atravessam”, realça o prefeito da instituição.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, no âmbito da Semana dos Seminários que decorre até ao próximo domingo, o padre Pedro Manuel aponta que “o perfil mais importante é o do padre servidor”, que se dispõe a “dar a vida” pela comunidade.

Daí que grande parte do plano formativo daquele Seminário algarvio, hoje com 13 jovens, privilegie uma ligação mais estreita entre os seminaristas e as diferentes paróquias.

“Temos atividades, tanto ao nível da pastoral vocacional como do seminário, que fazem com que essa relação aconteça, seja agora no decurso da semana dos seminários ou o Lauspere diocesano, que passa por todas as paróquias, ininterruptamente, durante quinze dias, 24 horas por dia, em que todas as comunidades rezam pelas vocações” destaca o sacerdote.

Ordenado há três anos, o padre Pedro Manuel recorda-se bem da importância que este tipo de iniciativas teve para o reforço da sua caminhada formativa.

“As vocações surgem também destes apelos que a Igreja diocesana vai fazendo”, sustenta o prefeito, para quem a oração e o contacto diário entre sacerdotes, seminaristas e restante comunidade favorece a construção de uma “relação de familiaridade”.

Mas mesmo no meio de um ambiente propício para o desenvolvimento vocacional, as dúvidas continuam presentes, no dia a dia dos seminaristas, que não escapam aos “apelos do mundo”.

“Sei bem o que é acordarmos com todas as certezas e deitarmo-nos com todas as dúvidas” diz o sacerdote, que revela aqui o conselho mais importante que costuma dar aos seus jovens:

“Nas horas incertas, devem recordar a razão primeira que os trouxe ao seminário, não porque não possam pensar noutras coisas, mas para avaliar aquilo que deve pesar mais no contexto da sua opção”, conclui.

No âmbito da Semana dos Seminários, que decorre até domingo, o Programa da Igreja Católica na Antena 1 está a dar a conhecer a história e o dia a dia de alguns seminários diocesanos.

Pub