Pub

O padre Pedro Manuel, prefeito e ecónomo do Seminário de Faro, explica à FOLHA DO DOMINGO que o programa deste ano (divulgado no blogue do Pré-seminário) tem a especificidade de ser ainda mais “voltado para o discernimento vocacional daqueles que já fazem parte do grupo” do Pré-seminário e “também dos que possam vir, acompanhados pelos párocos”.

Tendo sido decorrido no mês de setembro a divulgação das iniciativas, estas iniciaram-se concretamente no passado dia 22 de outubro, com um encontro de inscrições e recomeço das atividades para as quatro vigararias que compõem a Diocese do Algarve.

De 11 a 13 deste mês realiza-se, no Seminário da Diocese do Algarve, a iniciativa “Um fim de semana diferente” e no próximo mês de dezembro, no dia 17, os rapazes serão convidados a viver, no Carmelo do Patacão (Faro), “Uma manhã de Encontro com Cristo Jovem”.

Em janeiro, de 6 a 8, realiza-se no Algarve um Encontro Inter-diocesano do Pré-seminário, e, nos dias 27 e 28, o Pré-seminário irá promover a experiência “Seminarista por um dia”, a decorrer no Seminário de Faro.

Em fevereiro, de 3 a 5, também no Seminário do Algarve, os pré-seminaristas serão convidados a viver “Um fim de semana para escutar!” e, no dia 18 de março, ocorre a Festa de São José, patrono da instituição.

Em abril, de 5 a 8, os pré-seminaristas serão convidados a viver “Uma Páscoa diferente”, através da participação da vida comunitária com todos os seminaristas na Sé de Faro ao longo do Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal tem início na missa vespertina da ceia do Senhor de Quinta-feira Santa, prolongando-se pela Sexta-feira Santa e sábado Santo com a Vigília Pascal, e consiste no conjunto de celebrações mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que se assinala a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, culminando na Páscoa.

Nos dias 25 a 27 de maio, a equipa formadora do Seminário de Faro convida os pré-seminaristas para “Um fim de semana… iluminados pelo Espírito Santo”, e, no dia 23 de junho, tem lugar no Seminário de Faro, o encontro “Vidas com Sumo” que marcará o encerramento das atividades formativas.

Em julho, de 1 a 3, o Pré-seminário promove as “Férias com Cristo”, uma atividade de convívio, oração e partilha que tem lugar no Centro Pastoral e Social de Ferragudo.

Ao longo do ano, o Pré-seminário promoverá ainda mais duas atividades: os encontros “Almoçaki” e os encontros de sensibilização pelas paróquias do Algarve. Os primeiros, a realizar bimensalmente aos sábados, no Seminário, nos dias 26 de novembro, 28 de janeiro, 18 de março, 26 de maio e 7 de julho, são encontros de discernimento vocacional para jovens universitários ou já inseridos no mundo do trabalho que sucedem aos jantares vocacionais promovidos em anos anteriores. “Estas iniciativas ajudam a acompanhar os jovens que não têm enquadramento no grupo de adolescentes do Pré-seminário”, explica o padre Pedro Manuel.

Divididos em quatro partes, os encontros “Almoçaki” terão início (às 11h) com uma formação catequética sobre “O que a Igreja diz aos jovens?”, seguindo-se um momento de oração (12h), o almoço propriamente dito (13h) e uma tertúlia e partilha a partir de um tema ou das próprias profissões dos participantes.

Os segundos encontros decorrem mensalmente até abril – a 27 de novembro, 11 de dezembro, 15 de janeiro, 19 de fevereiro, 4 de março e 22 de abril –, e serão agendados atempadamente com os párocos.

O Pré-seminário é um serviço da Igreja que visa o acompanhamento de adolescentes e jovens rapazes com vista ao discernimento vocacional para o ministério sacerdotal.

Samuel Mendonça

Pub