Pub

Tiago_verissimoO seminarista algarvio Tiago Veríssimo vai instituído leitor no próximo domingo, 1 de novembro.

A frequentar o 5º ano do curso de Teologia, Tiago Veríssimo, natural de Aljezur, vai ser instituído no ministério no decurso da celebração eucarística de início do Lausperene Diocesano que terá lugar na igreja de Santa Maria, em Tavira, pelas 21 horas.

A instituição agora pedida pelo seminarista é um passo para a sua futura ordenação presbiteral, uma vez que constitui um pressuposto para ela. Por outro lado, reforça a intenção do candidato de orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal, respondendo ao apelo de Deus. Instituído leitor, Tiago Veríssimo completará a primeira etapa que precede a segunda – a instituição como acólito – e a terceira e última, – o diaconado –, antes da ordenação sacerdotal.

A instituição no ministério de leitor, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação para proclamar, solenemente, a palavra de Deus na comunidade cristã e é assinalada, simbolicamente, com a entrega, por parte do prelado, da Sagrada Escritura, o livro da palavra de Deus que o leitor proclamará na assembleia dos fiéis.

Pub