A frequentarem, respetivamente, o 6º e o 5º ano do curso de Teologia, Nuno Coelho (à esqª na foto) e Nelson Rodrigues (à dirª na foto) vão ser instituídos nos respetivos ministérios no decurso da celebração eucarística das 11h, na igreja matriz de Portimão.

As instituições, agora pedidas pelos seminaristas, é um passo para as suas futuras ordenações presbiterais, uma vez que constituem um pressuposto para elas. Por outro lado, reforçam a intenção dos candidatos de orientarem as suas vidas, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal, respondendo ao apelo de Deus. Instituídos acólito e leitor, Nuno Coelho e Nelson Rodrigues completarão, respetivamente, a primeira e a segunda etapa que precede a terceira e última, – o diaconado –, antes da ordenação sacerdotal.

O serviço do acólito centra-se, de maneira particular, na Eucaristia que aquele que é instituído neste ministério passa a distribuir a todos, particularmente àqueles que não podem abeirar-se dela como os doentes.

A instituição no ministério de leitor, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação para proclamar, solenemente, a Palavra de Deus na comunidade cristã e é assinalada, simbolicamente, com a entrega, por parte do prelado, da Sagrada Escritura, o livro da Palavra de Deus que o leitor proclamará na assembleia dos fiéis.

Recorde-se que Nuno Coelho foi instituído no ministério de leitor no passado mês de outubro.

Samuel Mendonça