Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A praia dos Pescadores, em Albufeira, vai receber, na sexta-feira, a primeira ação de sensibilização para o perigo das arribas, que vai passar por mais 18 estâncias do concelho até ao final de agosto, disse hoje fonte autárquica.

A primeira sessão tem início no dia 04 de julho, às 09:30, com a distribuição de panfletos e a presença da autarquia, da Autoridade Marítima, da Polícia Marítima e da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, seguindo-se uma aula de ginástica e informação sobre o perigo das arribas.

O programa de sensibilização para o perigo de derrocadas e as medidas de proteção que os frequentadores das praias devem ter foi lançado pela autarquia após a derrocada que vitimou cinco pessoas em 2009, disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo.

“Nada diz que temos um nível de perigosidade altíssimo, nada disso, mas é uma questão de educação e sensibilização”, acrescentou aquele responsável, observando que este ano já foram feitas duas derrocadas controladas em praias do concelho.

O programa, já na quinta edição, vai decorrer entre julho e agosto, inclui a distribuição de panfletos informativos em versão portuguesa e inglesa e este ano vai incluir a instalação de tendas, onde os mais jovens veraneantes vão poder participar em atividades protegidos dos raios solares.

A 11 de julho, a campanha vai passar pelas praias da Oura e Aveiros, enquanto a 21 de julho será a vez das praias de Barranco das Belharoucas, Falésia e Rocha Baixinha.

De acordo com o programa, as praias de S. Rafael, Castelo, Coelha e Arrifes vão receber as atividades da campanha no dia 25 de julho, a praia dos Salgados receberá a campanha a 01 de agosto, enquanto as praias da Galé, Evaristo e Manuel Lourenço estão escaladas para 08 de agosto.

As praias de Santa Eulália e Olhos de Água têm atividades de sensibilização marcadas para 14 de agosto, enquanto a praia Maria Luísa recebe a campanha a 22 de agosto e as praias Inatel e Alemães recebem as últimas sessões deste ano, a 25 de agosto.

Pub