Inicio | Economia | Turismo | Silves tem o primeiro regulamento do Algarve a contemplar o autocaravanismo

Silves tem o primeiro regulamento do Algarve a contemplar o autocaravanismo

Foto © Samuel Mendonça

O concelho de Silves tem, desde quinta-feira, um regulamento municipal para o licenciamento do campismo, caravanismo e autocaravanismo, tornando-se no primeiro município da região a ter um regulamento que contempla também o autocaravanismo.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve refere que o regulamento é o primeiro na região do Algarve “que engloba a componente do autocaravanismo e virá contribuir de forma particularmente positiva para o ordenamento e qualificação deste segmento da atividade turística na região”.

De acordo com a CCDR/Algarve, este regulamento constitui “um passo decisivo para a consolidação da estratégia regional de acolhimento ao autocaravanismo, uma vez que poderá ser articulado com os dos demais municípios da região e constituir-se como um documento padrão para a regulamentação da atividade”.

O regulamento contribuirá ainda para disciplinar a atividade do autocaravanismo no concelho, acrescenta a CCDR/Algarve, articulando esta modalidade do turismo “com as vertentes ambiental, social e cultural do vasto e rico património de Silves”.

Em 21 de janeiro de 2014, a CCDR/Algarve estabeleceu um protocolo de cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação de Turismo do Algarve (ATA) para a criação e promoção da Rede de Apoio ao Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA).

A rede engloba atualmente 26 unidades de acolhimento, entre parques de campismo e áreas de serviço, e o apoio ao desenvolvimento de mecanismos regulamentares de enquadramento, do qual resulta este regulamento municipal.

O Regulamento Municipal para o Licenciamento da Atividade de Campismo e Caravanismo Ocasional e para o Exercício da Atividade de Autocaravanismo entrou em vigor na quinta-feira.

Verifique também

Combustíveis: Reino Unido alerta turistas para perturbações nos aeroportos de Lisboa e Faro

O Reino Unido emitiu hoje um alerta aos turistas que estejam a viajar desde os …