Breves
Inicio | Cultura | Sin-Cera lança recolha de fundos para Encontro de Teatro Universitário em Faro

Sin-Cera lança recolha de fundos para Encontro de Teatro Universitário em Faro

Sin_ceraO grupo de teatro universitário algarvio Sin-Cera lançou hoje uma campanha de “crowdfunding” (financiamento coletivo) para retomar o Encontro Nacional de Teatro Universitário (ENTU), que não se realizava há 16 anos, disse à Lusa o presidente.

O presidente do grupo, Nuno Jorge, explicou que os donativos, no valor mínimo de um euro, podem ser entregues a partir de hoje através da página do projeto na internet, com o objetivo final de angariar 2.500 euros até 11 de março.

O evento, que decorrerá entre 27 e 30 de março, no Teatro Lethes, em Faro, apresentará peças de três grupos de teatro universitário, estando incluído também na programação a realização de tertúlias após os espetáculos e “workshops”.

Na quinta edição do festival participam os grupos Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, Teatro Universitário do Porto e Sin-­Cera, estando previsto um “workshop” com o ator de teatro italiano Mario Pirovano, intérprete dos monólogos de Dario Fo.

O diretor de A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), Luís Vicente, que gere o Teatro Lethes, onde decorre o evento, disse à Lusa que apoiou o seu reaparecimento por considerar importante mostrar ao público outro tipo de abordagem ao teatro que não o das companhias profissionais.

Lembrando que a própria ACTA nasceu de um grupo de teatro universitário, Luís Vicente sublinhou que os grupos universitários têm uma abordagem mais descomprometida e que naquelas estruturas há maior liberdade criativa.

O ator aplaudiu a solução encontrada para financiar o encontro de teatro, mas insistiu que é obrigatório que o Estado não se demita das responsabilidades que tem no domínio das artes e espetáculos.

“Eu espero bem que isto dê certo. E o que quer que seja que daqui resulte, pode não ser muito expressivo, mas já terá significado”, concluiu.

A campanha para realizar a quinta edição do ENTU foi lançada no âmbito do projeto Q3 – Qualificar o 3º Setor -, da associação In Loco em colaboração com a Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

O Sin-­Cera, constituído em 1990, foi durante vários anos a única companhia de teatro num raio de 200 quilómetros e já formou cerca de 2.500 estudantes na prática teatral, estando na génese de grupos como o Al-­Masrah, a ArQuente e a ACTA.

Verifique também

Exposição missionária itinerante que está percorrer o país chegou a Faro

Foi ontem inaugurada em Faro a exposição missionária itinerante ‘Pelos Caminhos do Mundo’, promovida pelos …