Inicio | Ambiente | Sistema de descarga de águas vai ser requalificado na praia do Inatel em Albufeira

Sistema de descarga de águas vai ser requalificado na praia do Inatel em Albufeira

O sistema de descarga de águas residuais e pluviais da praia do Inatel, em Albufeira, vai ser requalificado para minimizar os problemas causados pelo arrastamento de areias, o que ocorre normalmente após chuvas fortes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Albufeira adiantou que a empreitada, orçada em 150 mil euros, visa “minimizar os custos de reposição do areal, bem como facilitar o acesso à praia de meios pesados, de forma a permitir ações de manutenção preventivas e corretivas” no âmbito da descarga de águas residuais e pluviais e a reposição de areias.

“Os trabalhos, uma vez concluídos, irão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento”, precisa a autarquia, acrescentando que serão também executadas comportas para minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa para facilitar o acesso a meios pesados ao areal.

Segundo a Câmara de Albufeira, em 2011 o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente dois quilómetros (entre a praia do Peneco e o Forte de São João), com areias dragadas ao largo da costa, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros.

Contudo, apesar de o aumento da cota do areal ter implicado o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais da zona, a solução revelou-se ineficaz, principalmente durante a época baixa, “resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia”.

Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, refere que não se pode correr o risco de, sempre que chove mais intensamente, “vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais que, por vezes, originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia”.

Os trabalhos vão estender-se pelos próximos dois meses e deverão estar concluídos antes do início da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira decorre num período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro.

A construção de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida à Praia do Inatel reflete bem esta nossa preocupação e é mais uma prova de que Albufeira tem um enorme orgulho em ser um destino inclusivo”.

A autarquia vai ainda construir uma rampa de acesso àquela praia para pessoas com mobilidade reduzida.

O concelho possui 25 praias, todas com bandeira azul.

Verifique também

Associações e movimentos pedem audiência a António Costa para travar prospeção de petróleo

Vários movimentos da sociedade civil pediram uma audiência “com caráter de urgência” ao primeiro-ministro para …