Pub

Realizou-se no passado dia 31 de Dezembro a abertura simbólica do Ano Santo em Santiago de Compostela (Espanha) – Xacobeo’2010 e poucos dias depois foi também assinalado o restabelecimento do Caminho d’ Este de Portugal, constituído por diversos percursos que nasciam em Tavira e ligavam troços de antigas estradas romanas ao Norte da Península Ibérica.

Neste âmbito, no dia 3 de Janeiro, teve início a primeira etapa do percurso, ligando Tavira a Baesuris (Castro Marim), numa distância de 24 kms, a qual partiu da igreja de Santiago e que contou com o total apoio da Câmara Municipal de Tavira.

Com inúmeros pontos de partida, o Caminho de Santiago foi formado pela passagem dos cristãos que saíam de todas as partes da Europa para rezar no túmulo do apóstolo Tiago, encontrado na Galiza há cerca de mil anos atrás.

O peregrino que cumpra o trajecto terá o direito a receber o certificado “Compostela”, emitido pela agência do peregrino, certificando que a rota foi percorrida por razões religiosas. Este documento é atribuído também aos peregrinos que percorrem os últimos 100 kms a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 kms, no caso dos ciclistas.

Pub