Antonio_pinho_vargasO Teatro das Figuras, em Faro, assinala o Dia Mundial da Música, no dia 01 de outubro, com um recital de António Pinho Vargas, que tocará peças dos livros “Dinky Toys e outras histórias” e “Twin Peaks e outras histórias”.

Em comunicado, o Teatro das Figuras adianta que o pianista tocará algumas das 36 peças contidas naqueles livros, fazendo improvisações a partir desses temas, na sua maioria compostos na década de 1980, no espetáculo marcado para as 21:30, com um custo de 12,5 euros.

António Pinho Vargas é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e tem o curso superior de Piano do Conservatório do Porto e Mestrado de Composição do Conservatório de Roterdão, na Holanda.

É também professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991 e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tendo completado o doutoramento em Sociologia da Cultura naquela universidade em 2010.

Gravou nove discos de jazz como pianista e compositor, incluindo os dois álbuns duplos Solo (2008) e Solo II (2009) e Improvisações (2011), em piano solo.

Compôs quatro óperas, três oratórias, dez peças para orquestra, oito obras para ensemble, vinte obras de câmara, sete obras para solistas e música para cinco filmes, tendo recebido, em dois deles, prémios de melhor música de cinema em Portugal e no Brasil.

Recebeu ainda, em 2012, o IX Prémio Universidade de Coimbra, pela sua contribuição para a música contemporânea portuguesa, o Prémio José Afonso, pelo disco Solo II, e o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores pela obra Magnificat para coro e orquestra em 2014.