Pub

O terceiro ano de programação para a Casa de Retiros de Nossa Senhora do Rosário, em São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, promovido pela comunidade algarvia dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) em colaboração com a diocese algarvia, foi divulgado na assembleia da Diocese do Algarve do passado sábado que decorreu na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que fez referência à programação, disse tratar-se de uma “proposta de ordem espiritual que tanta falta faz” com vista a “corresponder àquilo que é proposto nas paróquias”.

A programação de 2020/2021 terá início no próximo mês de outubro. De 2 a 5 serão realizados exercícios espirituais de três dias, sob a orientação do padre Frederico de Lemos, e de 9 a 11 daquele mês terá ali lugar um fim de semana de voluntariado, intitulado “Trabalhos na Quinta”.

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro realizar-se-á um encontro de autoconhecimento (eneagrama), conduzido pelo padre Nuno Tovar de Lemos.

Em novembro, o fim de semana de 14 e 15, será de retiro de casais orientado pelo mesmo sacerdote e, nos dias 20, 21 e 22 daquele mês, volta a ter lugar a iniciativa de voluntariado de “Trabalhos na Quinta”.

No mês de dezembro serão realizados exercícios espirituais de três dias com o padre Francisco de Campos e em janeiro de 2021 decorrerá, nos dias 23 e 24, um retiro para jovens que se preparam para receber o Crisma, sob a orientação de uma equipa encabeçada pelo padre António de Freitas.

No dia 31 do mesmo mês, prolongando-se até dia 5 de fevereiro, serão realizados exercícios espirituais para sacerdotes e diáconos sob a orientação do padre Nuno Tovar de Lemos.

De 19 a 21 de fevereiro voltará a realizar-se novo fim de semana de “Trabalhos na Quinta” e, nos dias 27 e 28, o fim de semana será de retiro de Quaresma orientado pelo padre Pedro Manuel.

Em março, o dia 6 será de retiro para universitários, com orientação do padre António de Freitas e o dia 7 de retiro para professores católicos, com orientação do padre Francisco de Campos. Nos dias 27 e 28 realizar-se-á um eneagrama para casais conduzido pelo padre Nuno Tovar de Lemos.

Nos dias 10 e 11 de abril haverá novo retiro para jovens que se preparam para receber o Crisma, sob a orientação da equipa que terá como responsável o padre António de Freitas, de 16 a 18, serão realizados exercícios espirituais para empresários e gestores, sob a responsabilidade do padre Francisco de Campos, e, de 29 a 2 de maio, novos exercícios espirituais de três dias sob a orientação do padre Nuno Tovar de Lemos.

Em maio, dias 8 e 9, realizar-se-á novo eneagrama conduzido pelo padre Nuno Tovar de Lemos, no dia 15 um retiro para doentes e cuidadores sob a orientação do padre Luís Gonzaga, e um retiro para avós no dia 16, conduzido pelo padre Nuno Tovar de Lemos e pela psicóloga Joana Sarmento Moreira.

Em junho, a programação encerra-se com exercícios espirituais de seis dias, de 21 a 27, para leigos e consagrados sob a orientação do padre Dário Pedroso.

Os interessados em mais informações deverão consultar o sítio na internet em https://casaretiros-saolourenco.pt/.

Pub