Pub

No total, em outubro, passaram pelos aeroportos portugueses 2,5 milhões de passageiros, um aumento de 3,6 por cento em relação ao mesmo mês de 2010.

Em termos de mercados, a ANA – Aeroportos de Portugal destaca para os crescimentos do Reino Unido, Espanha, Brasil e França e, por companhias aéreas, a ‘low cost’ Ryanair.

A ANA salienta que a "tendência de crescimento não foi generalizada", uma vez que "enquanto o aeroporto Francisco Sá Carneiro (mais 9,5 por cento), o aeroporto de Lisboa (mais 2,9 por cento) e o aeroporto de Faro (mais 1,9 por cento) assistiram a um aumento de passageiros processados, nos aeroportos dos Açores assistiu-se a um decréscimo de 5,2 por cento".

Em termos acumulados, de janeiro a outubro deste ano, "o tráfego comercial de passageiros processados nos aeroportos geridos pela ANA apresenta um crescimento de 7,8 por cento para 22,6 milhões de passageiros".

O aeroporto do Porto registou o maior crescimento (16,5 por cento), seguido por Faro (6,1 por cento), por Lisboa (5,8 por cento) e pelos Açores (1,8 por cento).

Nos primeiros dez meses do ano, o segmento tradicional cresceu 7,8 por cento.

Por mercados, a gestora dos aeroportos portugueses destaca as subidas registadas no Reino Unido, França e Espanha.

"A TAP Portugal (37,2 por cento), Ryanair (14 por cento) e easyJet (12,4 por cento) e grupo SATA (6,2 por cento) representam 69,8 do tráfego acumulado dos aeroportos ANA", afirma a gestora aeroportuária.

Lusa

Pub