Breves
Inicio | Igreja | Três centros sociais e paroquiais algarvios concorrem à ‘Missão Sorriso’

Três centros sociais e paroquiais algarvios concorrem à ‘Missão Sorriso’

O Centro Cultural e Social da Paróquia de São Martinho de Estoi concorre com o projeto ‘VitaminArt’, com uma “forte componente de animação sociocultural” visa a “criação de oficinas artísticas, desportivas e culinárias, que privilegiem o convívio e a troca de experiências intergeracionais”, bem como “ações de formação/sensibilização nas áreas da saúde e alimentação saudável” e a disponibilização de produtos agrícolas e hortofrutícolas a famílias carenciadas.

O Centro Paroquial de Martinlongo com o projeto ‘Avós Activos’ visa promover a “manutenção da independência e autonomia, durante o processo de envelhecimento” e perspetiva a “criação de um parque geriátrico de modo a definir um circuito de exercício físico” para os utentes da instituição e da comunidade envolvente.

O Centro Paroquial de Vaqueiros com o projeto ‘Reabilitar Sorrisos’ pretende “dotar a sala de fisioterapia de equipamentos adequados, criando condições para realizar tratamentos individualizados a cada utente com o objetivo de promover a “reabilitação motora e autonomia no idoso, melhorar as suas capacidades psicomotoras e promover a qualidade de vida, o bem-estar e a auto-estima dos idosos” daquela freguesia.

A ‘Missão Sorriso’ nasce em 2003 como resposta às necessidades dos serviços de pediatria e neonatologia de hospitais em zonas de influência das lojas da cadeia de hipermercados que a promove. “Através da venda de livros, cd’s, jogos e outros materiais com a marca deste projeto foram angariados, ao longo de nove anos de existência, cerca de 5,5 milhões de euros. Este valor foi convertido em materiais médicos, lúdicos ou de apoio aos serviços de pediatria e neonatologia dos hospitais que contam com o apoio da Missão Sorriso”, explica a organização.

Esta iniciativa começou por apoiar uma organização de solidariedade social em 2003, depois passou a apoiar unidades pediátricas e, desde 2011, apoia também agrupamentos de Centros de Saúde e Instituições de Solidariedade Social.

Para além dos três projetos referidos, no Algarve concorrem ainda à edição deste ano da Missão Sorriso a ACES Central – UCC Olhar +, a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, a APATRIS 21 – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e o Hospital de Faro (com dois projetos concorrentes).

Para votar nos candidatos basta aceder ao sítio da ‘Missão Sorriso’ na internet e selecionar o distrito de Faro. O vencedor final resulta da votação online (a decorrer até ao dia 31 deste mês) e da avaliação de um júri.

O valor do Prémio corresponde ao montante angariado pela venda do produto ‘Missão Sorriso 2012’ por parte das lojas da cadeia de hipermercados, e destina-sse aos melhores projetos apresentados a concurso na área da alimentação saudável, envelhecimento ativo. Cada vencedor receberá, individualmente, um montante até 100 mil euros.

Samuel Mendonça

Verifique também

Bispo do Algarve faz novas nomeações com apelo a uma “pastoral de convergência”

A “proximidade da festa litúrgica da dedicação” da catedral, que se celebra amanhã, 19 de …