Pub

Alguns dos participantes algarvios no encontro
Alguns dos participantes algarvios no encontro

Foram cerca de 30 os jovens algarvios que participaram no 38º Encontro Europeu de Jovens de Taizé que este ano se realizou, de 28 de dezembro de 2015 a 1 de janeiro de 2016, em Valência, cidade da vizinha Espanha que ainda não tinha acolhido o evento.

O encontro foi preparado pela Comunidade de Taizé a convite da arquidiocese espanhola e de outras Igrejas e reuniu cerca de 30 mil jovens para uma nova etapa da “Peregrinação de Confiança através da Terra”, iniciada no final dos anos 70 pelo irmão Roger, fundador daquela comunidade monástica ecuménica do sul da França, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris.

Os jovens de toda a Europa e de outros continentes foram acolhidos pelas paróquias, comunidades e habitantes da comunidade valenciana, incluindo os algarvios, oriundos das paróquias de Aljezur, Estômbar, matriz de Portimão, Quarteira, Santa Maria de Lagos e São Pedro de Faro, que ficaram todos alojados em casas de famílias locais.

O organizador da participação algarvia no encontro refere que “o acolhimento nas famílias foi muito caloroso”.

João Cabral destaca que os participantes trouxeram “sentimentos de paz, solidariedade, misericórdia e partilha” desta nova “etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra»”. “Este encontro de Taizé serviu em muito para compreendermos a problemática dos refugiados e o quanto podemos ajudar. Temos que pensar na humanidade como um todo e não só no nosso pequeno mundo”, acrescenta.

O encontro em Valência ficou marcado pelo testemunho do irmão Alois, prior de Taizé, que passou o último Natal na Síria com mais dois membros da comunidade ecuménica em oração numa igreja destruída pela guerra.

“Foi um encontro connosco próprios, com os outros e com Deus. Um bem-haja à Comunidade de Taizé por ter lançado este desafio a tantas gerações de jovens! O irmão Roger, inspirado por Deus, conseguiu que gerações de jovens se aproximassem de Deus e da Igreja, conseguiu a aproximação das Igrejas Cristãs e assim derrubar barreiras entre as mesmas. Taizé tem contribuído para a paz neste mundo”, sublinha João Cabral.

O próximo Encontro Europeu de Jovens terá lugar na cidade de Riga, capital da Letónia. Pela primeira vez, a iniciativa decorrerá numa ex-república soviética e num país báltico.

Pub