Inicio | Economia | Turismo | Turismo do Algarve destaca aumento de hóspedes e dormidas na região em novembro

Turismo do Algarve destaca aumento de hóspedes e dormidas na região em novembro

Os hotéis do Algarve registaram, em novembro passado, 162 mil hóspedes e 687.000 dormidas, valores que representaram subidas homólogas de 5,7 e 6,6% respetivamente, destacou na quarta-feira a Região de Turismo algarvia.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) citou os dados anunciados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a atividade turística em novembro de 2018 e salientou que, à semelhança do que aconteceu no conjunto nacional, “no Algarve, as dormidas dos não residentes voltaram a crescer em novembro (+5,7%), após sete meses seguidos com reduções”.

Este valor supera a média nacional (+2,2%) e foi alcançado com os contributos “do Reino Unido (+15,3%) e de Espanha (+21,4%), dois dos maiores emissores de turistas para o destino”, congratulou-se a RTA num comunicado.

“Quanto ao mercado interno, mais do que nunca continua a brilhar no Algarve, registando um crescimento de 11,9% em novembro, para um total de 111.000 dormidas mensais. Nos primeiros 11 meses do ano, as dormidas dos portugueses na região acumularam cerca de 400.000 dormidas a mais em relação ao mesmo período do ano anterior e já ultrapassam os 4,2 milhões (+10,2%) de pernoitas”, precisou a mesma fonte.

A RTA apontou ainda um aumento de 0,8% na “estada média nos hotéis da região”.

Segundo a Região de Turismo do Algarve, há também um crescimento de 0,3 pontos percentuais na “taxa-líquida de ocupação-cama (27,6%)”.

“Os proveitos aceleraram, tendo no total apresentando um crescimento de 7,8%, enquanto os de aposento cresceram 6%. Entre janeiro e novembro, os proveitos totais estão já ligeiramente acima dos mil milhões de euros (+4,4%)”, estimou.

O organismo destacou ainda os resultados anuais alcançados, apesar de ainda não estarem totalmente contabilizados.

“Embora as contas finais de 2018 ainda não sejam conhecidas, podemos comprovar que não só crescemos em valor, como também consolidámos o nível da procura turística pelo destino, praticamente igualando os melhores registos de sempre na região. E a cereja no topo deste bolo é o expressivo crescimento dos turistas britânicos na região, acima dos 15% em novembro”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, citado no comunicado do organismo.

Na terça-feira, o INE anunciou que o número de hóspedes em Portugal aumentou 6,3% em novembro, para 1,3 milhões, enquanto as dormidas avançaram 4,6%, para 3,3 milhões.

Os proveitos totais aceleraram também 6,3% (2,8% em outubro) e atingiram os 189,3 milhões de euros, enquanto os proveitos de aposento cresceram 6,1% (2,1% em outubro), correspondendo a 134,3 milhões de euros, segundo os dados do INE.

Verifique também

Brexit: Governo aprova criação de “corredores para cidadãos britânicos” nos aeroportos de Faro e do Funchal

O primeiro-ministro anunciou ontem o reforço do apoio consular aos portugueses no Reino Unido e …