Breves
Inicio | Economia | Turismo | Turismo: Ocupação média por quarto no Algarve manteve-se nos 41% em fevereiro

Turismo: Ocupação média por quarto no Algarve manteve-se nos 41% em fevereiro

Quarto_hotelA Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou hoje que a ocupação média por quarto nas unidades da região, em fevereiro, foi de 41,5%, mantendo-se praticamente idêntica à do período homólogo de 2014.

A principal associação hoteleira algarvia observou que, apesar de o carnaval ter sido em fevereiro e de a ocupação ter sido apenas 0,3 pontos percentuais superior à verificada em fevereiro do ano passado, “o volume de negócios aumentou 2,1% relativamente ao mês homólogo de 2014”.

Nos dados mensais recolhidos pelo seu gabinete de estudos, a AHETA detetou as principais descidas nos mercados holandês (-1,1 pontos percentuais) e britânico (-0,9%), tendo as maiores subidas sido registadas nos mercados português (+0,9) e espanhol (+0,6), em comparação com fevereiro do ano passado.

Relativamente às zonas geográficas, a de Monte Gordo/Vila Real de Santo António sofreu uma quebra de 7,4% e a de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago uma redução de 9,7%, enquanto as subidas foram mais visíveis em Faro/Olhão, com mais 20,7%, e em Lagos/Sagres, com mais 19,9%.

Apesar da descida de 7,4 por cento, Monte Gordo/Vila Real de Santo António manteve-se como a zona que maior taxa de ocupação/quarto alcançou (71,9%), situação inversa à de Lagos/Sagres, que registou a mais baixa (21,9%), apesar de ter subido 19,9 por cento relativamente ao mesmo mês de 2014.

“Por categorias, os hotéis e aparthotéis de 3 estrelas (-17,7%) e os de 5 estrelas (-15,2%) foram os que apresentaram as maiores descidas nas ocupações. Os hotéis e aparthotéis de 4 estrelas foram os que mais subiram (+12,4%)”, contabilizou ainda a AHETA, que nas ocupações registou as mais altas nos hotéis e aparthotéis de 3 estrelas (57,1%) e as mais baixas nos de 5 estrelas (33,8%).

A AHETA sublinhou que os dados recolhidos apenas têm em conta os estabelecimentos que se encontram a funcionar, “não levando em consideração as unidades encerradas neste período”.

Verifique também

Retirada campanha do aeroporto de Faro que promovia destino francês

O Governo ordenou hoje a retirada de uma campanha publicitária do aeroporto de Faro publicada …