Breves
Inicio | Igreja | Ultreia Diocesana reuniu em Monchique cursistas algarvios do Movimento dos Cursos de Cristandade

Ultreia Diocesana reuniu em Monchique cursistas algarvios do Movimento dos Cursos de Cristandade

Realizou-se, no passado dia 26 de maio, na igreja de Monchique, a Ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) na diocese algarvia.

O MCC é um movimento de leigos da Igreja Católica que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, os fiéis são convidados a continuar a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.

Com a participação de cerca de 120 cursistas de toda a Diocese do Algarve, a Ultreia Diocesana contou ainda com a presença do ex-presidente do Secretariado Nacional do MCC, Saúl Quintas, a quem coube a apresentação de um testemunho (rolho).

Para além do cónego Joaquim Nunes, assistente espiritual do MCC Algarve, a Ultreia Diocesana, com a qual o movimento concluiu as respetivas atividades na Diocese do Algarve no presente ano pastoral de 2018/2019, contou também com a presença dos padres Tiago Veríssimo, Nuno Coelho e José Chula.

Natural da Arquidiocese de Évora, Saúl Quintas apresentou aos presentes o seu percurso de vida desde o momento em que participou num Curso de Cristandade em 1986. Depois de descrever a forma como se encontrou com Cristo naquela vivencia e convivência, o orador estimulou ainda os presentes à perseverança no serviço ao MCC e à Igreja.

Concluído o testemunho e as ressonâncias que se seguiram por parte dos cursilhistas do Algarve presentes, foi celebrada a eucaristia, presidida pelo padre Tiago Veríssimo, e a tarde terminou com um lanche partilhado.

O primeiro cursilho no Algarve realizou-se a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.

Verifique também

Conferências vicentinas do Algarve reuniram-se em Tavira em assembleia geral

As conferências do Conselho Central do Algarve da Sociedade de São Vicente de Paulo voltaram …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.