Breves
Inicio | Sem Categoria | Universidade do Algarve homenageou José Duarte

Universidade do Algarve homenageou José Duarte

A ideia de homenagear José Duarte partiu da AGM (Associação Grémio das Musicas) e contou com o apoio do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UALG), da Delegação Regional de Cultura e da Entidade Regional de Turismo do Algarve.

A cerimónia decorreu no dia 10 de Dezembro no Anfiteatro do Complexo Pedagógico da Penha e contou com a participação do Reitor da UAlg, João Guerreiro, que presidiu aos trabalhos, e intervenções de Mirian Tavares (coordenadora do CIAC), do musico Zé Eduardo (presidente da AGM) e de Rui Vieira Nery, conhecido musicólogo e investigador do Centro de Estudos de Etnomusicologia.

José Duarte iniciou a sua actividade profissional na Rádio Renascença em 1959 com o programa “Encontro com o Jazz”. Em 1966 deu início ao conhecido “5 minutos de Jazz”, programa que constitui uma referência no panorama radiofónico nacional, e em 1989 estreou o popular “A Menina Dança” dedicado ao swing e às Big Bands americanas dos anos 30, 40 e 50.

Paralelamente José Duarte tem vindo a desenvolver a sua actividade docente na Universidade de Aveiro, onde colabora com o Centro de Estudos de Jazz, e assina regularmente livros e artigos sobre a história do jazz e os seus principais intérpretes.

Com esta homenagem, a Universidade do Algarve pretende reconhecer o importante contributo de José Duarte para a divulgação da cultura musical, e em particular do jazz e das suas diversas correntes, em Portugal.

Verifique também

Corpo Nacional de Escutas do Algarve leva pela primeira vez contingente ao Acampamento Mundial

O Corpo Nacional de Escutas do Algarve (CNE) vai participar pela primeira vez com um …