Pub

Bandeira_cubaVila Real de Santo António vai acolher, entre sexta-feira e sábado, concertos, exposições, workshops ou conferências no âmbito do Encontro de Cultura Cubana, organizado pelo município para reforçar laços de cooperação com aquela ilha, anunciou a autarquia.

O concelho algarvio estabeleceu em 2007 um acordo de cooperação com Cuba para a prestação de cuidados médicos a munícipes em lista de espera no Serviço Nacional de Saúde, iniciando uma cooperação que tem vindo a ser reforçada e é assinalada anualmente com a organização deste encontro cultural que aproxima a realidade cubana dos residentes de Vila Real de Santo António.

O Encontro de Cultura Cubana conta este ano com a participação de “uma alta figura da política cubana”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, numa referência a Abel Prieto, que foi ministro da Cultura durante 15 anos e preside atualmente ao Conselho de Estado e Ministros da República de Cuba.

Abel Prieto vai falar sobre a “Cuba de hoje e os seus desafios no século XXI” na conferência de abertura do Encontro, na sexta-feira, já depois da cerimónia de inauguração, marcada para as 10:00, no salão nobre do município, e que contará com a presença da embaixadora da República de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre.

O ciclo de conferências vai ter também como participante Fernando Rojas, vice-ministro da República de Cuba, que vai abordar o tema “Causa dos 5 heróis cubanos”, ou o mestre Luís Alberto Fernandez, que vai falar sobre “José Martí e a Maçonaria em Cuba”.

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António destacou também a importância de uma exposição dos artistas cubanos Enrique Ávila e Antonino Parilla, que será inaugurada na sexta-feira às 19:30, no Arquivo Histórico Municipal.

“Enrique Ávila é um dos melhores pintores cubanos e fez a escultura de Che Guevara que está na Praça da Revolução, em Havana, e é um ícone cubano”, frisou o autarca.

O primeiro dia do Encontro de Cultura Cubana terá também um ‘workshop’ de dança caribenha e uma mostra de gastronomia, ao final da tarde, antes de um concerto de Adrián Berazaín encerrar as atividades, a partir das 22:00.

No sábado, o programa começa com uma visita ao Centro Médico Internacional de Vila Real de Santo António, que conta com a colaboração de médicos cubanos na área da medicina física e de reabilitação e é gerida pelo grupo Hospital Particular do Algarve, no âmbito de um acordo celebrado com a única empresa municipal do concelho.

A partir das 22:00, está previsto um segundo concerto de Adrián Berazaín e uma atuação da Academia de Baile Gracia Diaz, espetáculos que encerram o programa do Encontro de Cultura Cubana de 2015.

Pub