Pub

Foto © Diocese de Bragança-Miranda
Foto © Diocese de Bragança-Miranda

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que iniciou no passado dia 13 de maio uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas e virá ao Algarve em dezembro deste ano, será acolhida no dia 6 desse mês na paróquia do Ameixial, segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso.

A chegada da imagem da Diocese de Beja está prevista para as 15 horas, seguindo depois para Faro, conforme Folha do Domingo tinha avançado, para a receção no largo do Carmo pelas 18h. Seguir-se-á então a procissão até à Sé por algumas das principais ruas da baixa da capital algarvia e a imagem permanecerá na catedral até ao dia 8 de dezembro, sendo que pelas 15h desse dia partirá para Tavira.

Na cidade de Tavira, a imagem permanecerá até dia 11 de dezembro, seguindo nesse dia para Vila Real de Santo António, onde ficará até ao dia 14.

No dia 14, a imagem peregrina rumará à paróquia de Ferreiras e ali ficará até ao dia 17, seguindo depois para Silves, onde, no dia 19 de dezembro, participará na celebração de abertura da porta santa, integrada no Jubileu da Misericórdia, que incluirá também a ação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.

No dia 20 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora regressa a Fátima para limpeza e manutenção, regressando ao Algarve no dia 23. Nesse dia seguirá para Lagos, onde ficará até ao dia 26, seguindo depois para Portimão.

Em Portimão permanecerá até ao dia 29, seguindo para Quarteira, onde ficará até ao dia 31. No dia 31 chegará a Loulé e no dia 1 de janeiro de 2016 a imagem participará na eucaristia da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 15h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, onde será feita a abertura da porta santa.

No final da celebração será a despedida da imagem que seguirá para a Diocese de Santarém.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota a respeito da visita da imagem, realizada no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições em Fátima, na qual desafiam as dioceses do país a acolher de forma “calorosa” e com “profundidade” de fé a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

A imagem que vai percorrer o país é a que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no ano de 2003 e que percorreu o mundo na década de 50 do século XX. Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve no Algarve nas décadas de 40 e 50 e, mais recentemente, visitou todas as paróquias do Algarve entre 2007 e 2009, no âmbito do programa pastoral de seis anos que a Igreja algarvia viveu entre 2006 e 2012.

Pub