Pub

O programa, que terá a duração de um ano e conta com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), "tem por base um conjunto de contratos emprego-inserção, iniciados em fevereiro", e colocou no ativo homens que estavam a receber subsídio de desemprego ou rendimento social de inserção, precisou a câmara algarvia num comunicado.

Os trabalhadores ficaram desempregados em consequência das quebras verificadas no ramo da construção e vão realizar "reparações em tetos, sanitários, rebocos, canalizações ou instalações elétricas” nos bairros da Manta Rota, na freguesia de Vila Nova de Cacela, e da Barquinha, na freguesia sede de concelho.

"Ao município caberá a aquisição dos materiais. Já a mão de obra é assegurada pelos 14 beneficiários dos contratos emprego-inserção, o que permite à câmara recuperar o seu património sem custos avultados", referiu.

Os beneficiários do programa têm experiência profissional como pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, eletricistas ou canalizadores.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que "os trabalhadores que se encontram a receber subsídio de desemprego passam a auferir mais 20% sobre o valor que lhes estava atribuído, e que é variável em cada caso", enquanto "os beneficiários do rendimento social de inserção receberão 485 euros durante um ano".

Estes contratos serão suspensos se entretanto o IEFP encontrar colocação profissional para os beneficiários do programa, precisou a mesma fonte.

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, considerou que "esta medida permite à autarquia levar a cabo um conjunto de melhoramentos e de intervenções de proximidade nas habitações sociais do concelho, garantindo, em simultâneo, a recuperação deste património de uma forma solidária e sustentável".

Por seu turno, a vereadora Sílvia Madeira, que tem a seu cargo o pelouro da Ação Social, afirmou que esta é uma parceria "feliz" com o IEFP, porque "permite não só melhorar as competências profissionais de 14 pessoas, mas também intervir no património".

Lusa

Pub