O grupo de jovens “Genesis” das paróquias de Sagres, Vila do Bispo e Raposeira levaram à cena “O Messias” um teatro musical que aborda a Paixão de Jesus Cristo. A estreia decorreu neste sábado, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo em duas sessões, uma pela tarde, outra à noite.

Aproveitando a época litúrgica o grupo de jovens apresentou ao público um trabalho que é uma mescla de atualidade, irreverência e vivências contemporâneas com a mensagem e relato da paixão de Cristo que vem retratada nos evangelhos.

Apesar do risco que sempre se corre na abordagem a estes temas bíblicos, a opinião geral, no final do espectáculo, foi de muito agrado e foi com bastante aceitação que o público que encheu o auditório acolheu o trabalho dos jovens.

Segundo Cláudia Carrilho, responsável pelo grupo, “a ideia começou a ser pensada há seis meses atrás” isto porque é tradição o grupo de jovens apresentar uma peça de teatro que serve para unir o grupo e, também, para recolher alguns fundos para as suas atividades e organizações.

Habitualmente, as peças anteriormente apresentadas eram de alguma sátira e caricatura à sociedade local, sempre personalizadas em “Jorgina e Bernadete”, duas velhotas coscuvilheiras que falavam de tudo e todos.

Este ano o grupo resolveu mudar de tema e, segundo Cláudia Carrilho, “aproveitando a maior maturidade de todos apostar num tema mais sério que fizesse refletir e assimilar a mensagem do tempo quaresmal e pascal”. Durante seis messes com ensaios bissemanais e com a participação de todos os elementos do grupo e muita ajuda de pais e algumas pessoas ligadas às paróquias foi possível concretizar este objetivo.

Quanto à possibilidade de levar a mais locais esta encenação, a responsável é mais cautelosa pois “tudo dependerá da possibilidade das condições sonoras, de palco e iluminação para realizar o espetáculo”. Isto porque “é possível representar a peça, mas pensamos que se não tiver as condições necessárias, principalmente de som e de um palco com pano de cena a peça perderá muito e o efeito não é o mesmo. Mas estamos abertos a propostas” concluiu.

Objetivo Jornada Mundial da Juventude no Brasil

O dinheiro que se apura na cobrança dos bilhetes deste espetáculo tem como único objetivo a participação de alguns destes jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrerão no Rio de Janeiro (Brasil) no próximo verão. O grupo pretendia juntar uma quantia possível que todos os elementos pudessem viajar, porém, devido aos altos custos da viagem, esta e outras ações irão minimizar o que cada um terá que suportar para estar presente neste evento católico que é destinado a todos os jovens crentes.

Armindo Vicente