Breves
Inicio | DA | ‘10 Milhões de Estrelas’ no Algarve volta a reverter para vítimas algarvias da crise

‘10 Milhões de Estrelas’ no Algarve volta a reverter para vítimas algarvias da crise

10_milhoes_estrelas_2013A Caritas Diocesana do Algarve, em comunhão com a Caritas Portuguesa, volta a promover pelo 11º ano consecutivo a campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.

A iniciativa tem como objetivo a proclamação dos valores da paz, da justiça e da solidariedade e, consequentemente, a partilha generosa com os mais pobres e os excluídos da sociedade com particular premência num distrito que aparece recorrentemente com o maior número de desempregados do país.

A ação, este ano, volta a ajudar no combate à crise. Das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% reverterão para o Serviço de Apoio Social da Caritas Diocesana do Algarve e os restantes 35% serão canalizados para projetos de apoio às crianças vítimas da guerra na Síria.

Em circular dirigida aos párocos algarvios, à qual Folha do Domingo teve acesso, o presidente da Caritas do Algarve lembra ser “necessária a colaboração de todos, pároco, grupos de jovens, catequistas, professores, passando por todos os sensibilizadores locais nos mais diversos serviços”.

Cartaz
Cartaz

No passado dia 17 deste mês, na eucaristia de encerramento do Conselho Geral da Caritas Portuguesa, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, foi feita a entrega simbólica da “Luz da Paz” a todas as dioceses.

A maestrina Joana Carneiro dá este ano a cara pela campanha de natal da Cáritas Portuguesa na televisão, através da RTP2 e TVI, e na rádio, através da Renascença, e desafia os portugueses à solidariedade.

A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associa ao projeto com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro, que vai ser lançado esta sexta-feira.

No Algarve, este ano, as atividades relacionadas com a iniciativa iniciam-se no dia 24 deste mês, na Sé de Faro na celebração de encerramento do Ano da Fé, com a entrega do “símbolo da paz” à paróquia de São Brás de Alportel, que este ano acolhe a manifestação pública pela paz que será ali realizada no dia 14 de dezembro.

Nesse dia, a “Marcha da Paz” terá início às 18.30h, seguindo-se a eucaristia na igreja matriz, após a qual terá lugar um momento cultural com o grupo musical “Figo Maduro”.

A Caritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

As velas estão à venda em diversas escolas do país, nas Cáritas Diocesanas e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que tem sucedido nos últimos anos, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).

Verifique também

Fogo em Tavira obriga a cortar Via do Infante, mas trânsito já reabriu

Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona da Eira da Palma, em Tavira, no Algarve, …