Pub

A iniciativa tem como objetivo a proclamação dos valores da paz, da justiça e da solidariedade e, consequentemente, a partilha generosa com os mais pobres e os excluídos da sociedade com particular premência num distrito que aparece recorrentemente com o maior número de desempregados do país.

A ação, este ano, volta a ajudar no combate à crise. Das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% reverterão para a Cáritas Diocesana do Algarve e os restantes 35% serão canalizados para a construção da Casa Familiar Rural de Santarém, na região da Amazónia, no Brasil, com vista à promoção da educação local.

O presidente da Cáritas do Algarve explica que os fundos recolhidos na campanha servirão para “apoio aos mais carenciados”. “A contribuição servirá, nomeadamente, para fazermos face ao Refeitório Social, já que não temos apoios oficiais para esse efeito”, complementa Carlos de Oliveira.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o selecionador nacional de futebol, Paulo Bento, o ator Nicolau Breyner e a cantora Luísa Sobral dão este ano a cara pela campanha de natal da Cáritas Portuguesa na televisão, através da RTP2, TVI e SportTv, e desafiam os portugueses à solidariedade.

O presidente da Cáritas Portuguesa lançou um apelo à participação dos portugueses na campanha de Natal. “O desafio que lanço é que este ano sejamos capazes de acender uma vela por cada desempregado, pelo menos os das estatísticas oficiais”, referiu Eugénio Fonseca.

No Algarve, este ano, as atividades relacionadas com a iniciativa iniciam-se no dia 9 deste mês com a entrega da luz que veio de Fátima à paróquia da Luz de Lagos, que este ano acolhe a manifestação pública pela paz que será ali realizada no dia 15.

Nesse dia, as atividades terão início com o almoço, promovido pela paróquia da Luz de Lagos com o apoio da Cáritas algarvia, para os carenciados daquela freguesia, seguindo-se, pelas 18h, a concentração com o acendimento das velas e a marcha pela paz até à igreja onde será celebrada a eucaristia, seguida de convívio com atuação de agrupamentos musicais.

A Caritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

Nesta décima edição, a Cáritas Portuguesa avançou ainda para a disponibilização gratuita do jogo ‘10 milhões de Estrelas’, compatível com o sistema Android e IOS, a partir da próxima semana, nas respetivas lojas online.

As velas estão à venda desde o início de novembro, em diversas escolas do país, nas Cáritas Diocesanas e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que sucedeu em 2011, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas que contém um presépio para pintar).

Samuel Mendonça
Pub