Pub

Faro quer entrar para o roteiro das “grandes maratonas nacionais e internacionais” e desenvolver um turismo desportivo que, no futuro, transforme a prova de atletismo num evento à escala da concentração de motos de Faro, que reúne todos os anos na capital algarvia milhares de turistas, declarou hoje António Campos, da organização.

António Campos, diretor geral da Xistarca, a empresa que está a organizar a “Maratona do Algarve”, declarou na conferência de imprensa dada hoje na Câmara Municipal de Faro que a “Maratona de Faro” tem até ao momento “300 inscrições”, onde 50 desses concorrentes são estrangeiros vindos de Espanha, França, Suécia, EUA e África do Sul.

A organização estima, contudo, que dia 10 de outubro o número de participantes atinja os 350 mil, um valor idêntico aos participantes da primeira “Maratona Carlos Lopes”.

Nas grandes capitais e principais centros turísticos, as maratonas movimentam mais de quatro milhões de praticantes em todo o mundo.

A campeã olímpica Rosa Mota vai ser a madrinha da “Maratona do Algarve”, prova com preocupações ecológicas e, por isso, batizada de “Eco Maratona”, porque vai utilizar carros elétricos e copos de cartão em vez de garrafas de plástico, uma forma do evento ser amigo do Ambiente e celebrar o Ano Internacional da Biodiversidade.

O orçamento para a prova ronda os 50 mil euros, mas ainda não há patrocinadores oficiais, apenas apoio logístico da Câmara de Faro.

“Mesmo sem patrocinadores no ano zero da Maratona do Algarve, a prova vai realizar-se”, garante a organização que acredita que o evento desportivo tem “pernas, pés e cabeça para andar”, como referiu o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Lara Ramos, também presente na conferência de imprensa.

A Maratona do Algarve tem partida às 09:00 na pista de Atletismo da Câmara de Faro e desenrola-se em duas voltas a um circuito que percorre as principais artérias da cidade e que depois se alarga ao parque das Cidades e à parte rural do concelho, nomeadamente Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição.

No dia da Maratona do Algarve, 10 de outubro, Faro também vai receber uma “Meia Maratona” (21 quilómetros) com partida às 10:20, uma “Marcha Corrida” (10 quilómetros) e uma “Corrida de Família” (seis quilómetros).

Todos os eventos são abertos à população em geral, mediante inscrição prévia através do sítio da Internet www.algarve-marathon.com.

A “Maratona do Algarve” nasce precisamente no ano em se comemoram os 2.500 anos da histórica Batalha de Maratona (490 A.C), onde se inspirou a epopeica corrida de resistência.

Lusa

Pub