Pub

A Taça do Mundo decorre em simultâneo com o 24.º Torneio Internacional de Portimão e, durante quatro dias, vai reunir no Pavilhão Arena cerca de 350 ginastas de 30 países, que disputarão os aparelhos de maça, bola, arco, fita e corda nas categorias de seniores, juniores, individuais e por conjuntos.

Além de Eugenia Kananeva, que acumula os títulos olímpico, mundial e europeu, a prova algarvia, uma referência no circuito e no calendário internacional de rítmica, será disputada na categoria individual pela maioria das ginastas que ocupam os primeiros lugares do “ranking” da Federação Internacional de Ginástica.

Portugal vai estar representado na Taça do Mundo por Jéssica Jardim (Grupo Desportivo do Estreito) e Joana Cardoso (Ginásio Clube Português), naquela que é a primeira competição sénior da nova equipa nacional depois da saída das ginastas que efetuaram o ciclo olímpico.

A Taça do Mundo promete ser amplamente disputada nas categorias individual e por conjuntos, acolhendo a maioria dos conjuntos finalistas nos Jogos Olímpicos Pequim2008, com destaque para os da Rússia, Bielorrússia e Itália.

Por seu turno, o 24.º Torneio Internacional, destinado a ginastas juniores, acolhe as promessas desta disciplina em ano de Campeonatos da Europa de Juniores.

Vários países optaram por incluir Portimão no mapa de preparação das suas seleções, pelo que a prova algarvia constituiu uma espécie de “mini Europeus”, com as principais candidatas ao título.

Ana Rita Vasconcelos (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense), Cátia Henriques (Clube Recreativo Piedense), Filipa Dias e Carolina Coelho (Centro Norton de Matos) são as portuguesas que aproveitam a competição para se prepararem para os Europeus.

As provas, que decorrem entre quinta feira e domingo, no Pavilhão Arena, em Portimão, têm entrada livre.

Lusa

Pub