O funeral do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira, que se vai celebrar este sábado no Vaticano, será participado por um grupo de pelo menos 21 algarvios.
Das paróquias de Lagos irá um grupo de sete elementos, incluindo o pároco, o padre Nelson Rodrigues, que presidirá àquela comitiva que tencionava participar estar presente na canonização de Carlo Acutis, que seria no próximo domingo, mas que foi adiada na sequência do falecimento do Papa Francisco.
Assim sendo, o grupo participará no sábado na Missa exequial do falecido pontífice, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, na Praça de São Pedro, e na Eucaristia de domingo, incluída no Jubileu dos Adolescentes.
Também em Roma estará o grupo de 14 elementos, composto por adolescentes, catequistas e pais, pertencente à comunidade das Pereiras da paróquia de Quarteira. Estes inscreveram-se para participar no Jubileu dos Adolescentes que amanhã terá início e que se prolongará até ao próximo domingo, 27 de abril, mas tencionam também participar nas celebrações exequiais do Papa Francisco.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”, na passada segunda-feira, 21 de abril, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli.
Na manhã de sábado, pelas 08h45 de Roma, o corpo é transportado da Basílica de São Pedro para o adro, onde terão lugar aquelas celebrações.
Francisco vai ser sepultado, a seu pedido, na Basílica de Santa Maria Maior, onde decorrerá a cerimónia de enterro, com um rito próprio, no local preparado para receber o Papa – o último pontífice ali sepultado foi Clemente IX, em 1669, encontrando-se também na Basílica os túmulos de Honório III, Nicolau IV, Pio V, Sisto V, Clemente VIII e Paulo V.