O contigente algarvio participante no Jubileu dos Jovens, que hoje teve início, já está todo em Roma (Itália).


O primeiro a chegar foi o grupo de avião que viajou ontem de manhã, acompanhado pelo coordenador do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, João Costa, e pelos padres Samuel Camacho, assistente daquele organismo, e António de Freitas, vigário episcopal para a Pastoral da diocese algarvia.
O segundo grupo a chegar foi o que saiu ontem à noite do aeroporto de Sevilha por volta das 20h locais (menos uma em Lisboa), após a viagem de transfer desde Faro, e que aterrou em Roma quase às 23h locais (menos uma em Lisboa).
Estes dois primeiros grupos seguiram logo à chegada para a Fiera di Roma, onde pernoitaram. Aquele parque de feiras da cidade, a cerca de 15 minutos do aeroporto de Fiumicino e pouco mais de 20 quilómetros do Vaticano, será o espaço onde os restantes algarvios também ficarão alojados durante toda a semana. No total, a Diocese do Algarve participa com 367 elementos no Jubileu dos Jovens.
Esta manhã chegaram a Roma mais dois grupos que partiram esta madrugada dos aeroportos de Málaga e Sevilha, após as viagens de transfers desde o Algarve, e um grupo, acompanhado pelo padre Nelson Rodrigues, que chegou, tendo viajado também na última madrugada desde o aeroporto de Lisboa, após a deslocação desde o Algarve.
Os dois grupos de algarvios que viajaram de autocarro desde Faro chegaram ao início desta noite a Roma. Aqueles peregrinos saíram ontem à noite de Girona (Espanha) com destino a Assis (Itália), onde fizeram hoje uma paragem de cerca de três horas para visita àquela localidade, incluindo ao túmulo do beato Carlo Acutis, diante do qual fizeram uma oração. Estes dois são acompanhados pelos padres Bruno Valente e Tiago Veríssimo.
O dia inaugural do Jubileu dos Jovens, que tem sido marcado por aguaceiros em Roma, foi hoje aproveitado pelos participantes que chegaram ontem para conhecer a cidade e pelos que chegaram hoje para se acomodarem.
O programa do encontro para o qual a Igreja Católica convocou os jovens no âmbito da celebração do Ano Santo de 2025 incluirá amanhã, 29 de julho, a Missa de boas-vindas, pelas 19h (hora local, menos uma em Lisboa) na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Na quarta e quinta-feiras, 30 e 31 de julho, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa) decorrerá a iniciativa ‘Diálogo com a cidade’ composta por eventos de caráter cultural, artístico e espiritual espalhados por Roma. Na sexta-feira, 01 de agosto, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa), terá lugar no Circo Massimo um dia penitencial com a possibilidade de receção do sacramento da Reconciliação.
No sábado, 02 de agosto, das 15h às 20h (hora local, menos uma em Lisboa), decorrerá um momento de entretenimento com música e testemunhos na Tor Vergata, o amplo terreno que acolheu também a vigília e a Missa final da Jornada Mundial da Juventude no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II.
O Vaticano informa que os portões da área junto à universidade serão abertos às 09h locais; das 14h às 20h, o palco contará com animação com música e depoimentos, com a presença do trio italiano Il Volo, Sergio Bernal, Matt Maher, as bandas cristãs The Sun e Reale, Thiago Brado, Missionario Shalom e o coro Hakuna Group Music, fundado durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013.
O coro diocesano de Roma, dirigido por monsenhor Marco Frisina, com aproximadamente 450 membros, incluindo coro e orquestra, animará a chegada do Papa Leão XIV e a vigília de oração, com início pelas 20h30 (hora local), durante a qual três jovens farão perguntas ao pontífice sobre os temas amizade, coragem e espiritualidade.
Estima-se que cerca de um milhão de participantes, entre os quais os 11.527 portugueses, passem a noite no local, onde Leão XIV vai presidir à Missa, pelas 09h (hora local) de domingo, 03 de agosto.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
com Agência Ecclesia