As paróquias de Lagoa e Parchal e o vicariato da Mexilhoeira da Carregação voltam a promover o ‘Open Day Interparoquial’, no próximo dia 11 de outubro, uma iniciativa que realçam não ser “apenas uma celebração”, mas “uma experiência de comunhão, cultura e missão, que une música, literatura, solidariedade e fé num só espaço e num só dia”.

Esta segunda edição da iniciativa interparoquial, que terá lugar uma vez mais na igreja matriz de Lagoa e em toda a sua área envolvente a partir das 16h, é composta por dois acontecimentos de destaque. O primeiro será o concerto com a ‘Banda da Paróquia’, que ganhou notoriedade no panorama nacional da música cristã após ter produzido a música escolhida para o hino da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, da autoria do seu diretor musical, Pedro Ferreira. O grupo, de sonoridade pop, nomeado este ano em duas categorias para os «Catholic Music Awards», é composto por sete elementos e nasceu em 2012 na Diocese de Coimbra, entre um grupo de amigos, com o objetivo de tocar num encontro de jovens.

O segundo acontecimento de destaque será a apresentação da obra literária da autoria do pároco daquelas comunidades, o padre Nuno Coelho, intitulada “A Vida em Poema”. “Este momento especial irá revelar ao público uma faceta artística e profundamente humana do sacerdote, que através da poesia partilha reflexões de vida, fé e esperança. A apresentação será não apenas um lançamento de livro, mas também uma oportunidade de encontro com a palavra escrita como expressão da espiritualidade e da experiência pastoral”, explica a organização em nota informativa.

Os organizadores acrescentam ainda que o ‘Open Day Interparoquial’ 2025 contará também com testemunhos e apresentações de diferentes grupos e movimentos paroquiais, palestras e debates sobre temas atuais da vida da Igreja e da sociedade, workshops interativos para todas as idades, jogos e atividades lúdicas para crianças, momentos de convívio e testemunho entre gerações e “várias surpresas ao longo do dia, que só serão reveladas no decorrer do evento”.

O encontro mantém igualmente a sua dimensão solidária. Tal como na edição inaugural, os fundos angariados destinam-se à Cáritas Paroquial de Lagoa, que apoia dezenas de famílias carenciadas”. A instituição ficará responsável pela dinamização do bar, onde não faltarão refeições ligeiras, petiscos e bebidas, sempre servidos com o espírito de generosidade que a distingue”, refere a organização.

A organização desta edição volta a estar a cargo da LAPARMEX – Comunidades Paroquiais de Lagoa, Parchal e Mexilhoeira da Carregação, contando com o apoio institucional da Câmara de Lagoa, da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, dos grupos paroquiais envolvidos e ainda dos Setores da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve.